O sistema imunológico é um dos recursos mais incríveis do corpo humano e é importante que façamos tudo o que pudermos para cuidar dele, pois ele protege-nos de milhões de micróbios e bactérias que, de outra forma, invadiriam o nosso corpo e destruiriam-no por dentro.
Ele também cura cortes, elimina infecções e nos ajuda a processar alimentos, eliminando as bactérias ruins que o corpo não precisa. Nós não precisamos fazer nada especial para eliminar esses elementos nocivos, pois o sistema imunológico trabalha o tempo todo para fazer isso por nós.
O que é o sistema imunológico?
O sistema imunológico é uma mistura extremamente complexa de células, órgãos e tecidos, que interagem uns com os outros para expelir agentes patogénicos prejudiciais e outras substâncias estranhas do corpo. Ele também ajuda a remover subprodutos da actividade das células e destrói células infectadas. Muitas partes diferentes do corpo contribuem para o sistema imunológico, incluindo o baço, os gânglios linfáticos, os glóbulos brancos, os anticorpos e a medula óssea – e as interações entre eles são tão complexas que é praticamente impossível compreendê-las por inteiro.
PUBMuitos dos indicadores que temos do poder do sistema imunológico são aqueles que temos quando ele nos falha. Por exemplo, uma única bactéria que passa despercebida pode fazer com que o nosso corpo fique doente ou seja infectado. Por isso, se o sistema imunológico não funcionasse, poderíamos desenvolver problemas a cada segundo – contrairíamos uma intoxicação alimentar sempre que comêssemos algo novo e teríamos inúmeros problemas respiratórios por causa do ar que respiramos. Ou seja, sem o sistema imunológico, não duraríamos muito tempo.
Como você pode proteger o seu sistema imunológico?
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
Há uma série de maneiras para proteger o seu sistema imunológico, e muitas delas referem-se a escolhas de vida, bem como de dieta. O fumo, a bebida em excesso e a privação de sono podem reduzir as defesas do nosso corpo – e portanto devem ser evitados. Você também deve tomar medidas para evitar infecções, através da higienização das suas mãos antes de tocar na comida ou após encostar em superfícies sujas. Isso irá garantir que o seu sistema imunológico não tenha um trabalho adicional desnecessário a fazer, e minimiza a probabilidade de bactérias nocivas entrarem no seu corpo.
Há, no entanto, uma série de alimentos que podemos adicionar à nossa dieta para ajudar a aumentar a capacidade do sistema imunológico. Aqui estão dez dos melhores:
PUB1. Frutas cítricas
Como mencionado anteriormente, as células brancas do sangue são um dos componentes-chave do sistema imunológico. Elas são uma das principais defesas do organismo contra infecções e invasões e, portanto, o corpo precisa ter o suficiente delas em todos os momentos. A vitamina C aumenta a produção de células brancas do sangue, e frutas cítricas são repletas dela. Seu corpo não produz vitamina C sozinho e não consegue armazená-la para uso futuro, o que significa que você precisa ingeri-la constantemente. O consumo diário de frutas cítricas é uma das melhores maneiras de fazer isso, e elas são tão versáteis que é possível espremê-las sobre quase todas as refeições, ou fazer um suco com elas.
PUB
2. Pimentão vermelho
Falando em vitamina C, uma das melhores maneiras de adicionar um pouco mais dela à sua dieta é através do pimentão vermelho. Na verdade, apesar das frutas cítricas serem uma fonte mais conhecida dessa substância, o pimentão vermelho contém duas vezes mais vitamina C do que uma laranja ou um limão. Adicionar pimentões vermelhos às suas massas ou ao sanduíche é uma óptima maneira de aumentar o poder do seu sistema imunológico.
3. Espinafre
O espinafre contém uma série de compostos que podem promover um sistema imunológico saudável, incluindo beta-caroteno e antioxidantes que previnem danos celulares no interior do corpo, o que é um dos trabalhos mais importantes do sistema imunológico. Ele é outro grande fornecedor de vitamina C. Se possível, você deve tentar comê-lo cru, para não perder seus nutrientes. Afinal, você já viu o Popeye gripado alguma vez?
PUB
4. Iogurte
O iogurte pode ser um excelente impulsionador do sistema imunológico e o ideal é que você compre aqueles que têm lactobacilos vivos, ou probióticos. Uma pesquisa feita pelo American Journal of Clinical Nutrition descobriu que esses organismos vivos (as “bactérias boas”) podem estimular o sistema imunológico e ajudá-lo a combater doenças. O iogurte também contém uma abundância de vitamina D, que descobriu-se recentemente que tem um papel importante na promoção de um sistema imunológico saudável.
5. Amêndoas
6. Alho
O alho é usado em todos os lugares e com razão – ele não só é uma adição saborosa a qualquer prato, mas é também a mina de ouro dos benefícios para a saúde. Seu sucesso no combate a infecções tem sido reconhecido por muitos séculos, e parece que ele pode ajudar o seu sistema imunológico também. Ele é um desintoxicante, anti-fúngico e anti-séptico natural, o que o torna um aliado fantástico de seu sistema imunológico.
7. Curcumina
Assim como o alho, o açafrão é um super alimento com múltiplos benefícios para a saúde. A sua cor amarela brilhante é fornecida por altas concentrações de curcumina, um anti-viral e anti-inflamatório natural. A inflamação é a causa de muitas das doenças crônicas mais prejudiciais que podem afectar você, e o açafrão é uma ótima maneira de reforçar as defesas do seu sistema imunológico contra elas. O facto de ser delicioso também ajuda!
8. Brócolis
Os brócolis fornecem ao seu corpo uma porção de vitaminas essenciais para combater doenças e infecções. Eles contêm uma abundância de vitaminas A, C e E, bem como diversos antioxidantes, todos mais bem preservados se você cozinhá-los o mínimo possível (muito parecido com o espinafre). Se quiser cozinhar, é melhor fazer isso no vapor, ou assá-lo – a menos que você não se importe de comê-lo cru.
9. Gengibre
Como o alho, o gengibre tem sido usado como cura natural em diversas culturas, por muitos séculos. A principal razão para isso é o seu componente-chave, o gingerol, que pode ajudar a controlar o crescimento de bactérias e micróbios desagradáveis. Isso significa que o gengibre fornece um estímulo eficaz para os mecanismos de defesa do corpo contra infecções e doenças.
10. Chá Verde
Tanto o chá verde como o preto são fontes fundamentais de flavonóides, outro antioxidante dos mais eficazes da natureza. No entanto, o chá verde contém também outro poderoso antioxidante – a epigallocatechin gallate, mais comumente abreviado para EGCG. Ele está presente no chá preto, mas é destruído durante a fermentação do mesmo, o que não ocorre no chá verde, pois ele é cozido no vapor. Como um bónus adicional, o chá verde também contém L-teanina, um produto que ajuda a produzir mecanismos de combate a germes no organismo. Ele é óptimo para o sistema imunológico, mas contém cafeína. Portanto, não exagere.