Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

X Encontro Galaico Minhoto Sanfins Medieval

O Mosteiro de Sanfins, em Valença, recebe a iniciativa Sanfins Medieval – Encontro Galaico Minhoto, em 17 e 18 de junho, na sua X edição numa iniciativa que pretende dinamizar um dos mais emblemáticos mosteiros do Noroeste Peninsular.

Um fim de semana medieval, com ceia, visitas guiadas, trilhos pedestres,  ateliers e exposição de pintura, este ano com a presença dos mais recentes artistas plásticos da Universidade Sénior de Valença, e recitais de poesia trovadoresca. Dois dias com um programa aliciante que remete o visitante para a época medieval e um belíssimo exemplar da arquitetura religiosa românica, classificado como monumento nacional.

As atividades começam sábado, 17 de junho, às 15h00, com a iniciativa Pintura no Claustro que pretende proporcionar aos pintores interessados a oportunidade de passar para a tela a monumentalidade de Sanfins.
Para as 19h00 está programada uma visita guiada ao Mosteiro e aos pontos mais emblemáticos da Quinta de Sanfins, seguido do canto na capela às 20h00.
Para as 21h00 despertam-se os paladares para a degustação das empanadas, de cordeiro à Sanfins assado nos fornos de lenha, com arroz do pingo, acompanhado dos bons vinhos da região e dos Caldos do Couto.
Às 22h00 atuará a Tertúlia Bairradina que apresentará fados de Coimbra. A noite termina com a tradicional Queimada Galega, onde não faltará o “Conxuro”, as meigas, os misticismos e muita tradição.
Domingo, as atividades arrancam às 11h00 com uma visita guiada ao Mosteiro seguida da iniciativa Pintura no Claustro com a participação especial da Universidade Sénior de Valença. Para as 13h00 programa-se o almoço com degustação de iguarias da Raia. A tarde será animada pelo grupo Luar do Minho e amigos que proporcionarão um concerto que repassará emblemáticas composições galaico – minhotas.
A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da União de Freguesia de Gondomil e Sanfins.
A participação na ceia e almoço implica uma pré-inscrição, até 15 de junho, para os telefones (+351) 251 823 068 ou 965 405 545.

 

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas