Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

136º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo

Os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo comemoraram no passado sábado o seu 136º Aniversário. Nascida a 23 de Abril de 1881, esta corporação dos ‘soldados da paz’ conta com 35 profissionais e cerca de 1 centena de voluntários, sendo uma das mais antigas do país.

As cerimónias começaram logo pela manhã com o hastear da bandeira no Quartel. Seguidamente houve uma comovida romagem em direcção ao Cemitério onde foram vividos momentos de saudade e colocadas várias coroas de flores nas campas dos bombeiros e dirigentes falecidos.

Para o momento seguinte estava reservado um desfile com todas as viaturas da AHBVVC pelas principais artérias da cidade e que, posteriormente, se concentraram na Igreja da Sagrada Família, na Abelheira, onde se celebrou uma Missa, sendo a Eucaristia lida por uma bombeira. De registar que o Templo estava repleto, também contando com os habituais fiéis que ficaram agradavelmente satisfeitos com a surpresa dado o carinho como, em qualquer parte, são recebidos os bombeiros.

Para a parte da tarde estava reservada uma cerimónia, também cheia de significado, e que decorreu no Salão do Quartel. Estavam presentes diversas autoridades civis e militares, além da Direcção dos Bombeiros, um representante da Direcção Nacional e o presidente da Federação dos Bombeiros que pertence à congénere de Valença, mas também o único deputado que fez questão de estar presente, José Inácio Faria, eurodeputado e que é natural de Vila Franca do Lima.

PUB

José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal, fez questão de oferecer À Associação dois valiosos dossiês que estavam na posse da autarquia: o ‘Relatório dos Actos da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo’ e um ‘Livro de Registo de todos os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo’ que passaram a enriquecer o acervo documental da AHBVVC.

Nesta cerimónia houve ainda lugar para a entrega de medalhas aos bombeiros que mais se distinguiram nos últimos tempos, bem como aos que subiram de escalão.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Eram cerca das 20 horas quando todos se dirigiram em clima de festa para um jantar-convívio que os esperava na Quinta da Presa, impecavelmente servido, prolongando-se a confraternização para além das 24 horas onde não faltaram concertinas e, claro, boa disposição num ambiente saudável.

 Luciano Moure, presidente da Direcção da Associação dos Bombeiros vianenses era um homem feliz, justificadamente feliz por conseguir manter a dinâmica, o prestígio, respeito e unidade da Corporação.

PUB

(Ver anexo em pdf em baixo, um documento histórico que é um valioso contributo para o conhecimento da história dos Bombeiros no Distrito de Viana do Castelo).

PUB

PUB

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas