13º Neopop Electronic Music Festival com PSP a fazer 26 detenções e apreender droga

Terminou este sábado passado a 13ª edição do Festival NEOPOP, que decorreu durante quatro dias. Cerca de 35.000 pessoas, vindas de todo o país, bem como de outros 50 países diferentes, tornaram Viana do Castelo na capital internacional do techno.

Nesta edição, a organização do Festival NEOPOP terá pretendido privilegiar as iniciativas de sustentabilidade ecológica, como a recolha selectiva de lixo e os copos reutilizáveis, sendo alegadamente o público elegeu como sua favorita a acção que oferecia uma garrafa de água nova em troca de 10 garrafas vazias.

Lançado em 2006, o Neopop é um festival que pretende servir de expositor para o que «a música de dança e electrónica tem para oferecer», segundo a organização, «misturando nomes históricos e talentos por descobrir num mesmo contexto e direccionado para uma audiência ecléctica». As suas propostas, a cada ano, «têm diferenciado o festival dos demais, mantendo-o como um evento pioneiro, que explora as verdadeiras cores da música electrónica».

PUB

Em 2009, o festival conheceu uma outra fase, em que conceptualmente «se elevou a líder nacional nos eventos da cultura de pista de dança e da música electrónica: encontrou um novo nome e um conceito de comunicação que se renova actualmente e apela a aficionados e novas audiências — conceito este que já arrecadou quase todos os prémios criativos a nível nacional», assinalou a organização.

O evento partiu agora para a sua 13ª edição com actuações ao vivo e  DJ sets que decorreu no passado fim de semana e que levou a Viana do Castelo artistas internacionais e nacionais transversais a várias gerações de amantes de música. «Pela primeira, abrirá, ainda, portas ao recinto para uma noite gratuita e abraçar, em definitivo, a herança cultural e arquitectónica da cidade minhota que lhe serve de casa» – revelou uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

Organização requereu intervenção da PSP que fez 39 detenções e apreendeu drogas

PUB

As autoridades apreenderam múltiplas quantidades de haxixe, ecstasy, cocaína, anfetaminas e outras substâncias estupefacientes.

O policiamento,segundo o Comissário Curva, terá sido «requisitado pela organização do festival, decorreu desde o final da tarde de quarta-feira (08 de agosto) até ao último domingo (12 de agosto) às 12h00». O serviço de ‘drug-checking’ assegurado pela Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) naquele festival analisou 55 amostras de substâncias psicoativas, que alegadamente revelaram «pouca adulteração».

 

PUB

PUB

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas