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E se o imprevisto acontecer e perder ou lhe roubaram a carteira, o que fazer?

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 Para quem está de férias pode ser muito angustiante perder os documentos, para além do transtorno e riscos que envolve.

Será aconselhável levar consigo um contacto telefónico do emitente, o número do cartão de crédito, a data de emissão e de validade, mas guarde-o em local seguro e separado do cartão (consulte o sítio do Banco de Portugal ou do Banco).

Caso fique sem o seu cartão de crédito, seja por furto, perda ou extravio, deverá agir de imediato e com a máxima urgência:

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  • Cancele logo que possível o cartão na aplicação ou homebankingou telefone para a entidade emissora (o banco, em regra);
  • Pode ainda contactar a Unicre e a Sociedade Interbancária de Serviços
  • Reporte imediatamente o sucedido ao emitente do cartão, através do apoio ao cliente;
  • Confira e monitorize eventuais transações não solicitadas;
  • Avise as autoridades competentes e peça prova da participação.

Feita a notificação ao emitente do cartão, não poderá vir a ser responsabilizado por valores indevidamente movimentados.

Mas se forem realizadas operações de pagamento não autorizadas antes de o ter notificado, em princípio, terá de pagar um máximo de 50 euros, exceto se agiu de forma fraudulenta, com má-fé, foi negligente ou se incumpriu deliberadamente com as suas obrigações.

Pode ainda preventivamente avisar o banco se vai viajar e pedir que seja alertado ou que a conta seja bloqueada perante transação suspeita ou de montante muito elevado.

A DECO trabalha para si e consigo há 50 anos!

Conte com o apoio da DECO Minho através do número de telefone 258 821 083 ou através do endereço eletrónico deco.minho@deco.pt

 

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