Foi num clima ameno mas de chuva moderada que se realizou, domingo dia 9 de fevereiro, a 2ª prova oficial da Liga Minho 3dBHP, na freguesia de Abedim, mais precisamente na Penha da Rainha, em Monção.
Neste local com magníficas vistas panorâmicas sobre a região, com passadiços entre os enormes pedregulhos e pequenos miradouros naturais onde a vista é ainda mais bela reuniram-se cerca de 30 atletas originais do Minho e de Espanha para mais uma prova de tiro com arco com alvos tridimensionais simulando assim um percurso de caça.
Com organização do clube Subzone Academia de Tiro com Arco (SATA), secção desportiva da Associação Subzone com sede em Monção, esta prova teve um percurso mais reduzido relativamente à 1ª prova que decorreu na Quinta das Vianas, também em Monção, com os mesmo 20 animais/alvos, mas mais difícil e desafiante para os arqueiros devido ao terreno rochoso com altos e baixos e à vegetação natural do local.
Segundo a maioria do atletas em prova, o desafio foi apreciado e não fosse o tempo húmido e a chuva desagradável, teriam ficado após o evento para melhor conhecer o local, usufruindo do parque de merendas tão agradável para relaxar e apreciar as vistas.
PUBParticiparam nesta prova atletas oriundos de 3 clubes portugueses, 2 espanhóis e ainda atletas de outros 2 clubes espanhóis inscritos na Associação 3DBHP Portugal através da SATA.
A Associação 3DBHP Portugal, fundada em 2022 e filiada a ASA Americana dedica-se à promoção e ao desenvolvimento do tiro com arco e do tiro com besta, utilizando alvos tridimensionais que simulam situações de caça. Até ao final de 2024 estavam inscritos na associação apenas clubes e arqueiros com sede e residência em Portugal, mas decidiu abrir as portas a toda a Península Ibérica de maneira a aumentar a oferta desta vertente da modalidade mais a norte do País, uma vez que é uma atividade muito procurada pelos atletas espanhóis.
Esta Liga Minho 2025 é a primeira regional uma vez que até à data a Liga 3DBHP tem sido apenas nacional, organizada por clubes filiados à Associação, mas que, devido ao facto de haver poucos clubes no Minho, tem acontecido apenas de Viseu para baixo, criando assim dificuldades acrescidas aos clubes do norte devido aos custos e tempos de deslocação. Assim, com uma Liga no Minho, inserida no Campeonato Nacional, além de facilitar a participação de atletas do norte, permite a adesão de atletas espanhóis. Contudo, o facto de ser uma Liga regional, esta não é exclusiva para atletas do Minho que podem, sempre que o pretenderem, participar das restantes provas a nível nacional, assim como arqueiros oriundos de clubes externos ao Minho, podem participar desta Liga.
Assim, existindo 7 provas nacionais e 7 provas no Minho, a Liga Nacional 3DBHP 2025 disponibiliza agora 14 provas para os arqueiros se apurarem para a final e habilitarem a Campeão da Liga 2025.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!

Por entre as diversas divisões ou estilos existentes nesta modalidade, e escalões de idades, neste II Troféu da Liga Minho, 14 atletas subiram ao patamar mais alto do pódio, destes, 6 são atletas da SATA, 1 do Besteiros Futebol Clube, 6 do clube espanhol Cazarco e ainda 1 do clube espanhol Arco Celta.
A experiência é ainda muito recente, contudo, a SATA considera que esta vertente da modalidade de Tiro com Arco tem um grande potencial no Minho. Além do sucesso que têm sido estas primeiras experiências apesar das condições meteorológicas pouco favoráveis, tem sido também benéfico para os produtores e comércio de Monção, atraindo gentes de outros lugares, algumas que aproveitam para pernoitar na região, visitar locais e património e ainda conhecer a restauração monçanense.
É precisamente no sentido de fomentar o turismo em Monção e arredores que a SATA tem procurado organizar as provas em Quintas de Alvarinho ou Parque de Lazer locais, priorizando sempre a segurança e procurando percursos com graus de dificuldades diversificados e percursos desafiantes.
A próxima prova oficial terá lugar a 23 de Março no bosque do Palácio da Brejoeira.
A recetividade da administração do Palácio foi muito boa, e a SATA acredita que esta será uma prova de relevo, não só pelo local idílico onde irá acontecer, mas também pelos arqueiros que irá atrair. Acredita ainda que esta Liga irá reforçar a modalidade e trazer mais atletas a esta vertente, pelo seu caráter diferenciado do Tiro com Arco tradicional, seja ele olímpico ou não.