4ª Desfolhada recria cenário de tradição em Cerdal

Cartaz

Nos próximos dias 17 e 18 de Outubro o lugar de Bogim, em Cerdal, volta a ser palco da desfolhada tradicional. Cantares ao desafio, encontro de concertinas e bombos, provas de vinhos verdes novos e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço, o bolo do tacho e os rojões são algumas das surpresas reservadas para o fim-de-semana.

A freguesia de Cerdal acolhe, pelo quarto ano, a desfolhada tradicional. Para a abertura do certame, dia 18 de Outubro, a organização propõe diversas atividades para atrair as atenções do público.  Haverá uma prova de vinhos novos a acontecer por volta das 18.30h; uma hora depois, será a vez de sair à rua o desfile típico da desfolhada tradicional. Pessoas trajadas a rigor e acompanhadas pelos artefactos da desfolhada compõe o cenário. Durante a noite os visitantes serão convidados a participar na grande desfolhada com o objetivo de encontrar a espiga rainha. Pela noite dentro estão, ainda, reservadas as atuações de concertinas e cantares ao desafio.

No dia seguinte pela manhã, domingo, o recinto acolhe uma exposição de alfaias agrícolas aberta ao público. Por volta das 11h será a vez dos tocadores de bombo subirem ao palco para animar a desfolhada. Segue-se um almoço convívio onde os participantes inscritos previamente poderão degustar arroz de sarrabulho e rojões. Durante a tarde de domingo, último dia do festejo, a animação musical estará a cargo do grupo “Irmãos e Amigos”.

 A iniciativa é da Câmara de Valença e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta, ainda, com a colaboração da Junta de Freguesia de Cerdal e de várias associações e juntas de freguesia do concelho.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo

Junte-se a nós todas as semanas