A autoestima é o principal factor para se ter uma vida de sucesso e mais feliz

Quando falamos de autoestima, nós a entendemos como um auto valorizar-se.

É a estima que se cria internamente, como uma apreciação de você mesmo ou um cuidado interno. Isso não quer dizer, claro, que alguém que tenha uma “boa” autoestima esteja SEMPRE se sentindo seguro de si e da sua aparência. Esse é um processo de “altos e baixos”, que leva tempo até que alguém realmente consiga se sentir confortável com o próprio corpo e mente, ou consiga acolher suas críticas internas. E uma das peças-chave é reconhecer esses momentos de recaída, aceitar que tudo bem eles existirem, pois ter esse acolhimento próprio, também faz parte de aceitar quem você é e o processo no qual você está passando.

A exemplo da vida, ela nos coloca desafios para encará-los e isso só é possível quando se tem uma boa autoestima que influencia na carreira, nos relacionamentos sociais e amorosos. Segundo dados de um estudo realizado por Dove em Portugal, em 2019, 70% das raparigas portuguesas não têm autoestima elevada, então este é um assunto que importa a todos.

A atriz Margot Robie, conhecida por todo o mundo por seus diversos papéis em filmes, atualmente está à frente do mais novo sucesso dos cinemas, o live-action de “Barbie”. Aos 33 anos, a australiana, classificada como uma das atrizes mais bem pagas do mundo pela revista “Forbes” e nomeada como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela “Times”, foi alvo de críticas nas redes sociais por estar “velha” para o papel da boneca que marcou gerações. E ainda teve quem a chamasse de “feia”, entre as postagens que circulam por aqui. É claro que esses comentários geraram indignação e uma repercussão calorosa, principalmente entre as mulheres, na web.

PUB

Indo contra esta onda de comentários negativos, Margot Robie mostrou ter sido a melhor escolha para interpretar a boneca mais famosa do mundo, tanto que o filme se tornou uma das maiores bilheterias em todo o mundo. A atriz apareceu deslumbrante em todas as comemorações do filme e festas de divulgações, usando roupas que faziam uma direta ligação com as roupas da boneca com o passar dos anos.

Com isso, o especialista mostra que nunca é tarde para cuidar da autoestima e lembrar que antes de tudo, o amor-próprio é essencial para conseguir grandes oportunidades na vida. O Especialista em Relacionamentos, Maicon Paiva, fala da importância do “amar-se mais”. “A autoestima é como você se avalia, se respeita e se valoriza. A autoestima é fundamental para o bem-estar emocional e mental, por influenciar na sua confiança, na sua motivação e na sua capacidade de enfrentar os desafios da vida.”

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Maicon Paiva, Especialista em Relacionamentos e fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar, oferece 5 dicas de como melhorar a sua autoestima e confiança para começar num novo relacionamento

 

PUB
  1. Identifique e valorize as suas qualidades: reconheça os seus pontos fortes, as suas habilidades, os seus talentos e as suas conquistas. Faça uma lista das coisas que gosta em si e volte a essa lista com frequência, principalmente quando estiver a sentir-se mal consigo mesmo. Lembre-se de que é único e especial, que tem muito a oferecer ao mundo.
  1. Desafie os seus pensamentos negativos: muitas vezes, os pensamentos negativos são fruto de crenças limitantes, de medos, inseguranças e de experiências negativas. Esses pensamentos podem fazer-lhe duvidar de si, se sentir inferior e criticar-se excessivamente. Por isso, é importante questioná-los, buscar evidências que os contradigam e substituí-los por pensamentos mais realistas e positivos.
  1. Estabeleça metas e celebre as suas conquistas: ter metas claras e realistas é uma forma de aumentar a sua autoconfiança e a sua autoestima, pois lhe ajudam a focar nos seus objectivos, a medir o seu progresso, a superar os obstáculos e a reconhecer os seus esforços. Além disso, celebrar as suas conquistas, por menores que sejam, é uma forma de valorizar o seu trabalho, de se sentir orgulhoso de si e de se motivar a continuar;
  1. Cuide da sua saúde física e mental:  a sua saúde física e mental afeta diretamente a sua autoconfiança e a sua autoestima. Por isso, é importante cuidar do seu corpo e da sua mente, praticar hábitos saudáveis como se alimentar corretamente, dormir bem, fazer exercícios físicos regularmente, evitar o stresse excessivo, buscar atividades prazerosas e relaxar. Além disso, procurar ajuda profissional quando necessário também é uma forma de cuidar de si;
  1. Acredite em você: Acredite que pode mudar a sua vida! Só depende de você. Terminar naquele relacionamento destrutivo, mudar de emprego, mudar de aparência… Vale tudo para desenvolver amor-próprio e respeito por si.

 

Maicon Paiva ressalta os benefícios de uma alta autoestima pode fazer na sua vida. “A ansiedade e insegurança, por exemplo, diminuem. Então, começa a receber mais elogios e  aceitá-los com mais naturalidade. A sua necessidade de aprovação diminui. Assim, acaba por fazer coisas que gosta, sem medo de críticas. Os seus relacionamentos também melhoram, as brigas param e finalmente conquista a paz interior!”

Sobre o Espaço Recomeçar

PUB

Desde 2002 o Espaço Recomeçar ajuda as pessoas por meio da Espiritualidade. O fundador, Maicon Paiva, é um renomeado especialista em relacionamentos que sentiu a necessidade de ajudar as pessoas nos momentos mais difíceis das suas vidas. Nos anos de trabalho, o Espaço Recomeçar já ajudou mais de 35 mil pessoas e está sempre disponível para recebê-lo! Maicon Paiva atende Portugal e pessoas de diversos países ao redor do mundo. Tudo de forma confiável, ‘online’ e com a privacidade necessária para o consulente.

 

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

press@maniadigital.pt

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas