Actor Limiano em Noite de Teatro na RTP-2

A RTP-2 exibe amanhã, sábado, pelas 22 horas, a peça de teatro ‘A Preceptora’ com a participação do actor Limiano, Rafael Gomes.

Um espetáculo do teatro do Eléctrico com texto e encenação de Ricardo Neves Neves, um dos mais promissores encenadores recentemente premiado. A peça foi gravada em Vila Nova de Gaia nos estúdios da RTP inserido na programação teatral que a televisão pública exibe todos os meses no Canal 2. Do elenco fazem parte mais 3 jovens atores, José Leite, Catarina Rolo Duarte e Ana Valentim.

Rafael Gomes, de 24 anos, é natural da freguesia de Anais e deu os primeiros passos na representação no grupo de teatro amador da Casa do Povo de Freixo em espetáculos encenados por Dantas Lima.

É licenciado em teatro pela Escola Superior de Teatro e cinema de Lisboa e filho do humorista António Gomes que integra o Grupo ‘Riso Minhoto’, juntamente com João Vilas e Mokuma. Trabalhou como actor no teatro do Eléctrico, Artistas Unidos, Teatro Nacional D. Maria II e empresa Nature Theater of Oklahoma. Participou em curtas metragens e publicidade. Tem feito espetáculos por todo o país e é muito acarinhado pelos seus conterrâneos pela sua humildade e generosidade e esperam vê-lo atuar brevemente no Teatro Diogo Bernardes.

Rafael Gomes

Por: Dantas Lima 

Este jovem ator que conheci e dirigi no Grupo de Teatro da Casa do Povo de Freixo, ainda ele era um adolescente, revelou capacidades intrínsecas para a arte de representar. O seu empenho no decorar e perceber os textos, a sua disciplina no trabalho, depressa fizeram com que se destacasse no Grupo por onde também trabalharam a sua irmã Adriana Gomes  e o seu pai António Gomes.

Lembro que num dos últimos textos que representou, antes de enveredar pelos estudos teatrais, fez o papel de protagonista na peça de António Aleixo “Auto do Curandeiro”, numa encenação que exigia uma interpretação coerente, rigorosa e interventiva. O Rafael fez esse papel na perfeição facilitando-me o trabalho de direção.

Quando o Rafael me veio dizer que iria seguir os estudos teatrais, nada mais tive que fazer senão dar-lhe força para que seguisse em frente.

O Rafael é também um jovem humilde e com sentido de amizade e reconhecimento. Não me esqueço de, quando terminou o curso, ter-me feito uma visita para me informar desse feito.

Este é mais um jovem talento que se está a revelar no panorama teatral nacional e que enche de orgulho os Limianos e o Grupo que o viu crescer- Grupo de Teatro da Casa do Povo de S. Julião de Freixo.

Força Rafael Esperamos por ti em Ponte de Lima … mas a representar!

 

No tags for this post.
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais do Lima

Amorzito - a maior comunidade de encontros, relacionamento e namoro na língua portuguesa