Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

(ACTUALIZADO) – Profissionais de saúde da primeira linha no combate à pandemia homenageados em Viana pela PSP, GNR, SEF, Polícia Marítima, Cruz Vermelha e Bombeiros

Profissional de saúde exausta

Desde a eclosão da crise pandémica, que a todos afecta, os profissionais de saúde têm desempenhado uma missão fundamental na primeira linha do combate ao inimigo invisível e insidioso que nos ataca.

Também em Portugal, os médicos, enfermeiros, auxiliares e demais pessoal de apoio hospitalar, têm mantido uma inexcedível postura, altruísta, empenhada e de inabalável dedicação,

PUB

Neste contexto e em sinal de sentido reconhecimento, a Polícia de Segurança Pública despoletou uma acção pública de agradecimento aos nossos profissionais de saúde, pelo trabalho abnegado que têm executado em prol dos nossos concidadãos, correndo os riscos inerentes a quem está na frente da batalha, nomeadamente comprovados pelo número de profissionais infetados pela doença COVID-19.

O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo aderiu à iniciativa, bem como outras forças e serviços de segurança e serviços de proteção e socorro, concretamente a Guarda Nacional Republicana, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Polícia Marítima, Cruz Vermelha Portuguesa, Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A iniciativa decorreu esta sexta feira, dia 17 de abril, pelas 15:00 horas, com os carros da PSP a seguirem em coluna, passando pelas diversas entidades aderentes em direcção ao Centro Hospitalar do Alto Minho, onde decorreu a homenagem aos profissionais de saúde.

O presidente da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), Franklim Ramos, foi o porta-voz do agradecimento dos profissionais de saúde do hospital de Santa Luzia à homenagem que lhes foi prestada por todas as forças de segurança e socorro de Viana do Castelo.

PUB

 

«Estamos muito agradecidos por esta homenagem de agradecimento. Somos todos Portugal. Estamos todos juntos nesta luta para arrumar e destruir um inimigo comum que é esta pandemia», afirmou o responsável. «Temos de cumprir, todos, com muito rigor as orientações emanadas pelas autoridades de saúde e ao mesmo tempo sermos capazes de nos manter activos, confiantes e capazes de vencer esta situação».

 

PUB

O presidente do Conselho de Administração da ULSAM disse que no hospital de Viana do Castelo há 30 profissionais de saúde infetados. «Estão bem. Não estão internados. Logo que cumpram o isolamento, farão testes e retomarão o serviço», acrescentou.

 

Já quanto aos números da doença no distrito de Viana do Castelo apontou os dados mais recentes que datam do dia anterior, quinta-feira, que contam 20 mortos e 360 infectados.

Franklim Ramos destacou que 50 doentes já receberam alta hospitalar e afirmou que a ULSAM «está a gerir esta pandemia de acordo com previsível»

PUB

O gestor reconheceu que os lares do distrito «são um problema por serem locais onde se encontram pessoas idosas, muitas com doenças crónicas, factores de risco elevado».

 

Franklim Ramos acrescentou que a ULSAM encomendou 15 ventiladores e vai receber mais dois oferecidos pelo agente de futebol Jorge Mendes.

«Ele ainda me ligou ontem a dizer que os aparelhos devem estar a chegar a Lisboa. Outros cinco dos 15 que encomendámos também estarão a chegar e os restantes chegarão mais tarde. O grande problema é o transporte da China para cá.  Até agora não tem havido necessidade de mais ventiladores têm chegado para as necessidades», assegurou.

 

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
[taxopress_termsdisplay id="1"]
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas