AINDA A MINA DE CAULINO…

a20

Ontem, dia 29 de abril de 2021, teve lugar a assembleia de freguesia de Barroselas e Carvoeiro, em que mais uma vez foi abordada a questão referente ao “Projeto de Ampliação e Fusão dos Núcleos de Exploração Integrados nas Concessões Mineiras de caulino no concelho de Viana do Castelo”.

A fusão e ampliação desta mina esteve em discussão pública no passado mês de fevereiro, o que motivou uma reunião de assembleia de freguesia extraordinária, onde foi aprovado um parecer negativo da União de Freguesias quanto a este projeto, alertando as populações dos graves riscos resultantes do aumento da exploração de caulino.

Nesta reunião extraordinária, a bancada social-democrata apresentou uma moção, tendo sido determinado que esta seria alvo de uma revisão, a fim de se redigir um texto final que conciliasse todas as posições relativamente ao assunto. Contudo, esta moção foi alvo de contestação nas redes sociais, por  existirem dúvidas quanto à originalidade de alguns excertos da moção, sendo o cabeça de lista social-democrata acusado de ter plagiado a ata de reunião da reunião de Câmara em que este assunto tinha sido abordado pela vereadora Paula veiga.

Foi gerada uma situação de acusações mútuas, em que o cabeça de lista social-democrata, Carlos Silva, pôs em causa o Executivo da freguesia, acusando-o de falta de veracidade na condução de todo o processo, negando-se a cumprir o acordado, o que determinou a nulidade da moção apresentada.

PUB

Após esta discussão, em que foram dirimidos argumentos e acusações, foi feito um apelo por parte de um membro do público, João Pedro Cachada, para que a atenção de todos se focasse na solução do problema, apelando para que a petição em curso, que visa impedir a ampliação e fusão dos núcleos de exploração integrados nas concessões mineiras de caulino no concelho de Viana do Castelo (C49 ALVARÃES), atingisse o número suficiente de assinaturas, de modo a ser analisada e atendida nas instâncias próprias.

Esta petição elenca várias exigências, nomeadamente um maior rigor na aplicação de medidas que mitiguem os efeitos da extração de caulino nestas zonas, impedindo que riscos maiores afetem as populações locais e o património ambiental. 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT107290&fbclid=IwAR0WrhXWb1lNdzulfYaygt26hjaAxv8s9jjCN6N29YjIv88ryTHuH-LBSsQ

PUB

 

 Notícia anterior:

 https://www.minhodigital.com/news/mina-de-caulino-em

PUB

 

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas