Em muitos países Europeus, no dia seguinte às eleições ou pelo menos na semana seguinte, o novo Governo toma posse. Em Portugal não é assim, há sempre uma longa pausa de espera, estagnação e indecisão.
No Agrupamento de Escolas de Monção a eleição do novo diretor ocorreu no passado dia 15 de julho. Já passaram 10 dias e o Ministério de Educação tem o prazo de 8 dias úteis para verificar a conformidade do processo eleitoral e proceder à homologação dos resultados, só depois ocorrerá a posse que deve ser no prazo máximo de 30 dias. O Minho Digital sabe que isso não aconteceu até à passada sexta-feira e estamos a tentar saber as razões da demora por parte da Direção Geral da Administração Escolar, quando o prazo normal para validação não foi, até agora, respeitado. O Ministério da Educação tem apenas mais três dias úteis para se pronunciar, no entanto a tomada de posse está comprometida pois teria de ser no mês de Agosto, mês de férias da maior parte dos professores e funcionários.
A Comissão Administrativa Provisório está de saída e os professores já lhe promoveram uma festa de despedida, mas com a incompreensível demora dos serviços do ME, será que tudo terá de ser adiado para o início do próximo ano letivo?!
O Minho Digital continuará atento ao desenvolvimento deste assunto.