Alto Minho Firecamp 2015

Comunicado de Imprensa
Alto Minho Firecamp 2015

Segunda edição destas jornadas técnicas dedicadas aos incêndios florestais decorre nos dias 15 e 16 deste mês, quinta e sexta-feira, no Cine Teatro João Verde, em Monção. Presença de nomes conceituados internacionalmente no panorama da prevenção e do combate aos incêndios florestais. 

Em 2013, no âmbito da operação Protec|Georisk, cofinanciada pelo “ON2 – O Novo Norte” e promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, realizaram-se as primeiras jornadas técnicas dedicadas ao paradigma dos fogos florestais no contexto da problemática dos perigos e das alterações climáticas, sendo os incêndios florestais aqueles que reúnem maior risco no Alto Minho.

 Dada a importância e a atualidade da temática, vai-se realizar a segunda edição destas jornadas técnicas de informação e sensibilização denominadas “Alto Minho Firecamp 2015”, cofinanciadas pelo POCTEP – Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal. Decorrem nos dias 15 e 16 deste mês, quinta e sexta-feira, no Cine Teatro João Verde, em Monção.

Dirigidas aos responsáveis da administração pública, técnicos florestais, técnicos municipais, agentes e técnicos da proteção civil, bombeiros e outros operacionais do combate aos incêndios florestais, pretende-se, nestes dois dias, debater a problemática dos grandes incêndios florestais no quadro das alterações climáticas no território do Alto Minho.

 

Nestas jornadas, serão abordados temas oportunos e atuais. O primeiro dia será dedicado ao papel da Administração Pública na prevenção e extinção de incêndios florestais, destacando-se neste painel o Dispositivo de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e as ações desenvolvidas pela CIM Alto Minho desde o Firecamp 2013 até à data.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 O segundo dia focará o papel da sociedade informada e da tecnologia nos incêndios florestais, bem como o uso do fogo como uma ferramenta na prevenção e no combate. Para o desenvolvimento destes painéis, “Alto Minho Firecamp 2015” conta com a presença de nomes conceituados internacionalmente no panorama da prevenção e do combate aos incêndios florestais.

Programa completo em:

http://altominhofirecamp.wix.com/2015

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo

Junte-se a nós todas as semanas