Amizade Cerveira-Tomiño reforça laços com candidatura transfronteiriça

Cerveira-Tomiño

Vila Nova de Cerveira e Tomiño decidiram reforçar a relação transfronteiriça, submetendo uma candidatura ao INTERREG V A Portugal Espanha. Através de uma visão compartilhada, os dois municípios apostam em estratégias de desenvolvimento e projetos que materializem a integração num único espaço.

Paralelamente à candidatura do rio Minho como marca turística transfronteiriça, também os concelhos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño decidiram candidatar-se, em conjunto, ao INTERREG V A Portugal Espanha. Com o intuito de aproveitar sinergias resultantes da cooperação já existente, da melhoria da posição competitiva do território e da qualidade de vida dos habitantes, o principal desafio da candidatura designada de ‘Agenda de Cooperação Transfronteiriça – Amizade Cerveira Tomiño’ é caminhar para uma efetiva “desfronteirização”.

Com um investimento total de cerca de 600 mil euros, financiado a 75%, pretende-se aprofundar e consolidar as relações institucionais através de uma programação e gestão conjunta e compartilhada dos serviços públicos, de forma a eliminar riscos de duplicação de equipamentos.

Para além disso, visa-se promover o conceito de ‘eurocidadania’, ou seja, estimular a participação cívica ativa na formulação de propostas e escolhas exercida de forma democrática e inovadora ao nível transfronteiriço, implicando os cidadãos de Cerveira e Tomiño na formulação de soluções para necessidades comuns.

A presente candidatura desenvolve-se em quatro atividades complementares a implementar até 2019. A primeira atividade visa a dinamização da Agenda Estratégica Cerveira-Tomiño, organizando focus group permanentes, workshops, fóruns temáticos, ações de sensibilização, eventos em escolas e associações locais, concursos vídeo e fotografia, a criação da figura de provedor da cidadania transfronteiriça e a implementação do projeto piloto de orçamento participativo transfronteiriço. 

Já a segunda atividade incide sobre um programa de gestão partilhada de serviços locais, com destaque para o “Gotas de Água por Notas de Música”, isto é, uma experiência-piloto de oferta de dois serviços, a Piscina Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Escola de Música de Tomiño, aos 23,500 habitantes dos dois concelhos.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A terceira atividade versa sobre a dinamização da economia local transfronteiriça potenciando iniciativas empresariais baseadas no turismo, na natureza, nos serviços, entre outros.

Por último, a quarta atividade sustenta a capacitação e participação em redes de cooperação, ou seja, o intercâmbio de experiências e boas práticas com outras dinâmicas transfronteiriças e a realização das segundas e terceiras Jornadas Amizade Cerveira Tomiño.

O projeto da ‘Agenda de Cooperação Transfronteiriça – Amizade Cerveira Tomiño’ tem como objetivo a procura de um crescimento sustentável do território com impactos positivos na melhoria da qualidade de vida e da coesão social da população deste território comum, baseado nas potencialidades de um recurso comum como é o rio Minho, na preservação e promoção inteligente dos valores naturais, culturais e etnográficos, na partilha e otimização dos equipamentos e serviços públicos de utilização, e dos recursos humanos económicos num programa de cooperação virado para o futuro.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
andreiacunha23@hotmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Cerveira

Junte-se a nós todas as semanas