Ana Costas é artista plástica de arte contemporânea, compostelana e residente há três anos, na freguesia de S. Julião e Silva de Valença.
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De 23 de julho a 15 de setembro expõe na Galeria João Verde, em Monção, o projeto ‘É menina! Filla da tra(D)ition’.
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PUB“A liberdade de poder jogar com os cadáveres do dano, deixa de ser transgressão, para converter-se em inocência”.
(Ana Costas)
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Ser filha da tradição, supõe conhecer as regras do jogo perverso de uma vida imposta. Mas o que sucede quando se quebram estas regras? O que ocorre quando se desmascaram as personagens que estão por de trás de toda esta farsa?
PUBDesta amalgama de imagens e vivências, nasce o jogo da criação, a transmutação do trauma em paródia… começa o espetáculo!
Cada obra, cada peça, é um retalho de experiência, um troço manipulado, cujas ferramentas são os despojos e os cadáveres, os restos da batalha.
Foi doloroso, esgotador, desumano, fora do normal, frio, traidor, traumático, cruel… mas deixou de sê-lo.
PUBHoje é refúgio, expressão e inocência, mas sem esquecer que é, sobretudo, um jogo, cuja única pretensão é disfrutar do jogo pelo jogo.
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Mais que um exercício catártico, “É Menina” de Ana Costas, é uma exposição reflexiva cujo lastro assenta numa visão, particular, cuidada e atenta, do mundo, ou de micromundos, ora delicada, ora irónica, ora violenta. A ténue fronteira entre o social e o autorreferencial evidencia-se na forma como as próprias obras se velam, desvelam e revelam, numa autenticidade simultaneamente crua e onírica.
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PUBA curiosidade, a vergonha, a imaginação, a obsessão, a inocência, os suportes e a dialética criada entre materiais artísticos e o modo de fazer, entram nesta exposição enquanto ingredientes que levam o observador à inquietude, ao acionamento da imaginação enquanto veículo de questionamento do seu eu em relação à obra de arte.
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A polissemia de materiais e técnicas, deixam a nu o saber e a sensibilidade de uma autora que lê o mundo e o interpreta a partir da antecipação dos comportamentos e da vertigem que constitui a mente do humano. As questões de género entram nesta equação como consequência da leitura atenta daquilo que envolve e é envolvido, contrariando oportunismo fácil de se deixar envolver pelo mediatismo ou por questões de moda.
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A obra de Ana Costas propõe o desmascarar das múltiplas facetas que a sociedade continua a impor, em especial, à mulher. É da queda dessas sucessivas mascaras e camadas que nos fala.
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