Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Anais celebrou Dia da Freguesia com pompa e circunstância

Mesa

Nos dias 17 e 18 do corrente mês esta freguesia Limiana celebrou o seu dia com um programa digno de uma vila ou cidade Portuguesa. No dia 17, a Junta de Freguesia esmerou-se para homenagear os professores que lecionaram nas últimas décadas na freguesia de Anais. Vinte e cinco Professores aceitaram o convite, tendo-se deslocado de diversas regiões do Minho, e mostraram que continuam afetivamente ligados a esta comunidade.

Foi emocionante ver estampado nos seus rostos a felicidade dos docentes que se cruzaram com as crianças da aldeia ao longo de mais de cinquenta anos. Henriqueta Lopes, Serafim Almeida, Lucinda Gonçalves são alguns desses professores. Na Mesa de Honra, o Professor Serafim Almeida, natural da Freguesia e um dos mais antigos docentes, não escondia a emoção do momento. Acompanhavam-no o Secretário da Junta de Freguesia, Pedro Cerqueira, por ausência do Presidente, e por Abel Batista, Deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Viana do Castelo.

PUB

Na apresentação do evento esteve o autarca/humorista António Gomes que, com um talento invulgar, só ao alcance dos grandes artistas, e totalmente de improviso, emocionou até às lágrimas a audiêcia e quase por encanto colocou toda a gente a rir à gargalhada. Regressa ao passado e conta histórias com imensa graça do ensino que era praticado há cinquenta anos; fala nos descobrimentos, nas linhas férreas, em D. Afonso Henriques num registo hilariante. A plateia fica rendida ao talento do artista e quer mais. Mas havia mais programa para apresentar. São chamados individualmente todos os professores a quem é entregue um diploma e uma estatueta para assinalar o acontecimento.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Um dos momentos mais emocionantes, talvez mesmo o maior, foi na entrega das lembranças à professora Emília Cacho, de Valença, que tinha sido professora de António Gomes, o apresentador deste evento, na sua quarta classe, decorridos que estão 48 anos. Abraçaram-se comovidamente durante muito tempo, perante imensos aplausos da assistência, que, contagiada, não conseguiu conter as lágrimas.

PUB

Depois vieram os discursos. Pedro Cerqueira fez uma retrospetiva das homenagens anteriores, elogiando o Chefe Magalhães, pelos 46 anos ao serviço do Escutismo e grande referência do Corpo Nacional de Escutas do País. Afirma que é um exemplo para todos, pela persistência, entusiasmo e entrega à juventude. O Padre João, homenageado em 2015 a título póstumo, não foi esquecido… “ Só morremos definitivamente quando não tivermos ninguém que se lembre de nós “. “Não vamos deixar que a sua memória seja esquecida”, disse o autarca. Depois falou da justiça da homenagem aos professores, contrariando algumas vozes dissonantes que não conseguem ver no docente o papel insubstituível na formação intelectual e moral das crianças e dos jovens.

PUB

O Deputado Abel Batista elogiou a iniciativa e referiu os tempos em que era Vereador na Câmara Municipal de Ponte de Lima e os esforços desenvolvidos na criação de melhores condições para professores e alunos, confessando que “tudo o que sou hoje devo aos meus professores primários”. Endereçou os mais sinceros parabéns à Junta de Freguesia de Anais pela justiça desta homenagem.

Filipe Viana, Vereador do Movimento 51 na autarquia de Ponte de Lima, também presente no evento, direcionou o discurso no mesmo sentido, não regateando os elogios aos promotores das homenagens e deixou bem vincada a sua simpatia para com a classe docente e a importância que os professores têm na sociedade.

PUB

No final, vários professores quiseram deixar o seu testemunho, o testemunho das suas experiências e vivências na Freguesia de Anais, deixando-se muitas vezes levar pela emoção.

Esteve também presente o Professor e humorista João Vilas, colega do apresentador, que provocou imensas gargalhadas e declamou poesia, com o talento só  ao alcance dos predestinados.

No dia 18, Dia da Freguesia e da Padroeira Santa Marinha, pelas 21.30 horas o historiador Limiano António Matos Reis, deliciou a Assembleia com os invulgares conhecimentos sobre o foral Manuelino e outros episódios referentes ao Concelho de Albergaria de Penela onde a Freguesia esteve integrada.

Estas iniciativas engrandecem e dignificam as freguesias e os seus habitantes, as regiões e o país, e são o reflexo da elevação das pessoas que as idealizam, planificam e realizam. Quem está à frente dos destinos das instituições tem a obrigação, e o dever, de pautar a sua conduta por valores de cidadania na preservação e valorização histórica, cultural e artística da sua terra.

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas