Angola, saudade proibida…

[[{“fid”:”62529″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“height”:”168″,”width”:”168″,”class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”1″}}]]

nevesdavila

w

Enquanto os homens não aprenderem a ser homens

com a inocência das crianças

a civilização fraternalmente humana será um malogro.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

Falo de vós angolanos com a imprescindível admiração e respeito que merecem. Conhece-vos o tempo, tanto ou mais, que a vossa jovem Nação Independente, para além de vos conhecer, apenas com a cultura do gatilho das armas, conheço a vossa congénita sensibilidade, dignidade e honradez. Conheço-vos justamente desde meninos como pássaros nas montanhas, nas planícies, nos rios, nas palhotas (Quimbo) no mato, nos Imbondeiros, (árvore sagrada) nas favelas, nas cidades, vazios de tudo quanto minimamente humano é exigido…. Digo que vos conheço e sinto, porque convivi e vivi o suficiente com vocês em quase todas as vossas vicissitudes de Norte a Sul, Este, Oeste, para saber o quanto valeis, quanto sofreis e ireis sofrer nos próximos 200 anos!

 w

Um homem mede-se por aquilo que faz, não por aquilo que é… e a vossa jovem nação, actualmente, está nas mãos de um homem que existe, apenas por aquilo que é… mais precisamente, um terceiro presidente João Lourenço, um coadjuvante de Agostinho Neto e Eduardo dos Santos, que por sua vez, seguindo o exemplo dos precedentes, a cortejá-lo, tem um condomínio fechado, mordomias burguesas, para não serem cobiçados pela ralé e protegidos pelos seus fieis ajudantes de campo, que política e socialmente, nada tem a ver com a vossa vida pessoal, a não ser o vosso voto, que hilariante lhe deu o poder para vos manter ignorantes, equidistantes na maior hipocrisia ao cimo da terra…

 w

Prova as condições precárias, condições de miséria, pobres como job! Faltam infraestruturas: estradas, pontes, escolas, hospitais, habitação social, trabalho etc.. É precisamente a causa maligna destas condições precárias, sociais e culturais que Angola tem no seu ambíguo poder! Concomitantemente, cada vez há mais encarniçados chacais, novos colonialistas a engordarem a pança de riqueza há custa da miséria do povo e do seu medo! Porém, se vocês, angolanos, possuíssem consciência política, João Lourenço seria com certeza o vosso presidente e não chefe do MPLA. Não faço vaticínios, mas de certeza que o futuro de Angola, em consciência seria governado sem mentiras de dentro para fora com verdade.

 w

Aos meninos do Uíge, Cunene, Namibe, Malange, Moxico, Luango Cubango, Lunda Norte, Huambo, Huila, Lunda Sul, e mesmo de Luanda, etc.. Pensem pela vossa cabeça, se possível em grupo, pensem ou procurem alguém em quem pensar. Tentem procurar a verdade, a verdade como os vossos pés descalços, a vossa garganta exaurida de fuba, a vossa boca de fome, as vossas mãos gretadas de lixo, as meninas esventradas, as vossas mães sofridas de amor e ódio, o vosso corpo à mingua suado, a vossa erudição ignorante, o vosso trabalho escravizado, a vossa saúde silenciosa nos cemitérios, justiça social igualitária! Pensem, procurem ouvir, porque ouvir é comprometer-se, assim como falar é denunciar-se…

 w

PUB

“O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos” – Simone de Beauvoir.

 w

Angola é dos angolanos, é a vossa casa, a vossa família. Viva Angola independente, solidária e livre, como a vossa terra vermelha e o vosso diamante brilhante, seja um sol igual para todos.

 

  Partilhar este artigo