António Joaquim Dias, Candidato Independente à Presidência da Câmara Municipal de Valença / NÓS CIDADÃOS!

António Dias

O “NÓS CIDADÃOS!” lançoume um repto. Repto esse que a esmagadora maioria dos militantes do Partido Socialista de Valença – 70%, expressa e recentemente, me havia lançado e que já tinha aceite, escorado não só nesses quereres e vontades, mas, mais que tudo e, sobretudo no indesmentível apoio e confiança que recolhia e recolho nos mais díspares quadrantes políticos democráticos da comunidade valencianae no projeto que visualizamos para o desenvolvimento sustentado e dinâmico deste Concelho e do Bem Estar das suas Gentes. 

Infelizmente, um golpe palaciano deste partido inviabilizou a execução deste projeto que havíamos elaborado e aberto a todos os Munícipes, o qual visa relançar e valorizar toda esta Comunidade em que vivemos e que amamos. Surgiu, então, o movimento “Nós Cidadãos” que, com espírito positivo e entusiasmo, pretende, com a vitória nas próximas eleições autárquicas, viabilizar a implementação deste projeto ambicioso e digno das Gentes deste Concelho e da Melhoria da sua Qualidade de Vida.

Na Política, nunca procurei nem procuro a minha valorização pessoal, e sempre procurei e procuro SERVIR BEM, em todos os momentos e nas oportunidades que tenho, todo e qualquer cidadão da Comunidade Valenciana. E foi por isto e para isto, que recusei integrar a lista do partido onde, em caso de vitória eleitoral, seria Vice-Presidente da Câmara Municipal de Valença, sem possibilidades de implementar de forma coordenada e contínua o projeto de desenvolvimento e engrandecimento de todo este Concelho que agora vai ser executado por mim e por todos os que me acompanham neste movimento “Nós Cidadãos”.

PUB

Com total desprendimento, renunciei a todos os cargos e honrarias partidárias. Como soe dizer-se “bati com a porta” / desfiliei-me. Não preciso / nunca necessitei de fazer prova de vida nem de sobrevivência.

Os Valencianos e as Valencianas conhecem-me.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Sabem dos meus valores, dos meus princípios e da minha ação política.Da minha proximidade, comunicação e envolvimento nas causas. Conhecem o meu trabalho, designadamente, como Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro da Torre e como deputado na Assembleia Municipal de Valença.

Sou Homem de ação, que não de reação. Não olho para o umbigo, nem tenho “rabos-de-palha”. Marco –tento marcar – a agenda política e não sou seguidista. “Jogadas de bastidores”, “conluios”, “negociatas” e quejandos não fazem parte do meu léxico e, muito menos, do meu modo de Ser e de Estar –na Política como na Vida.

PUB

Estou bem acompanhado – rodeado de pessoas com o mesmo sentido de desprendimento, de altruísmo e de visão política. Acompanham-me nesta caminhada autárquica, que ora se inicia, cidadãs e cidadãos apartidários, que têm por fito comum o harmonioso desenvolvimento e o são progresso de Valença.Estamos, pois, na política para servir e não para servir-nos ou sermos servidos. Apresentaremos candidaturas independentes, não submissas ou tuteladas às Freguesias / Uniões de Freguesias, à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal. Contamos, apenas, com a sigla e o apoio burocrático do “NÓS CIDADÃOS!”, que nada impõe ou quer em troca –em vista dos atropelos á cidadania que a nova Lei Autárquica, aprovada no pretérito Verão, á medida das entropias caceteiras queridas pelo “bloco central” e cuja “revisão” (a existir e não se sabe em que termos), tudo aponta, derrapará para o mês de Junho ou depois, pelo que sempre será limitativa das candidaturas dos movimentos independentes, já que, tudo indica, o sufrágio autárquico terá agendamento para o vindouro próximo dia 26 do mês de Setembro.

Registamos e agradecemos o favor concedido e inestimáveis préstimos.

Assim, avançamos com coragem, determinação, confiança e responsabilidade, como INDEPENDENTES, impelidos pelo dever de cidadania, de não criar falsas expectativas mas com a certeza de querer colocar todos os órgãos autárquicos ao serviço dos munícipes.

PUB

Temos, entre o mais, o fito deaumentar o volume de receitas a inscrever no Orçamento Municipal – e a cobrar –, em tempos pós-pandémicos, em cerca de 2,5 milhões de euros (receita efetiva) sem minimamente onerar os Valencianos(as), propugnando que 2 milhões sejam atribuídosàs Freguesias / União de Freguesias, por igual, mediante protocolos a celebrar com a Câmara Municipal e 0,5 milhões de euros para apoio social aos mais desfavorecidos / idosos – para tanto bastando a cobrança de bilhética turística na zona amuralhada e correlativa implementação da taxa municipal de alojamento local.

Defendemos firmemente pôr termo ao ruinoso “negócio das águas” –para que o PPD/PSD local nos arrastou –da AdAM e aos usos e abusos monopolistas perpetrados na bolsa dos seus utentes, pretendendo envolver e auscultar os valencianos e valencianas em tudo o que a sequentemente processar, a propósito.

Estamos atentos aos problemas económico-financeiros, sociais e outros do concelho e tudo iremos fazer para os resolver a contento, com uma gestão competente, rigorosa, abrangente e inovadora, nunca desligada e centrada nas pessoas – o que verdadeiramente importa.

O projetode “Programa ‘Nós Cidadãos!”’/ Valença -Autárquicas 2021” acha-se no site “cidadaosporvalenca” e está aberto a ideias e sugestões até final deste mês de Abril. Participa –em  nome da cidadania.

PUB

 

– Para que, mormente, os VALORES e PRINCÍPIOS da IGUALDADE, da SOLIDARIEDADE e da JUSTIÇA não sejam letra morta.

– Por uma CIDADANIA livre, informada, ativae consciente.– Porque VALENÇA MERECE e terá DIAS NOVOS FORA DA CAIXA partidária.

ANTÓNIO JOAQUIM DIAS

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas