Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

António Victorino D’Almeida e Eugénio de Andrade homenageados em Vila Nova de Cerveira

Cartaz

De 30 de abril a 21 de maio, o Fórum Cultural de Cerveira acolhe exposições de homenagem a dois ícones da cultura portuguesa: António Victorino d’Almeida (1940) e Eugénio de Andrade (1923-2005). “Storyboard” e “Cumplicidades sobre um corpo” são os nomes das mostras que vão inaugurar com a Conferência-Concerto “A Portugalidade”, do maestro António Victorino d’Almeida e de Miguel Leite.

«Cumplicidades Sobre Um Corpo» é o nome da exposição que recorda a obra de Eugénio de Andrade, sob a perspetiva de 14 artistas, como José Rodrigues, Artur Moreira ou Emerenciano. “A poesia é uma pintura que fala, ou se quisermos uma linguagem que pinta”, refere o responsável pela exposição, António Oliveira. Acrescentando que em cada uma das catorze obras expostas é possível “desvendar a cumplicidade entre a poesia e as artes plásticas, e participar na magia que a evocação de uma e de outra arte permite fantasiar”.

Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, é um dos mais lidos e traduzidos poetas portugueses. Recebeu ao longo da sua vida vários prémios literários, destacando-se, em 2001, a atribuição do Prémio Camões.

Já António Victorino D’Almeida estreia-se nas artes plásticas em Vila Nova de Cerveira, dando a conhecer, pela primeira vez, o seu trabalho na área do desenho. No total, estarão patentes na exposição “Storyboard” mais de oitenta obras que dão a conhecer, segundo o texto de apresentação, “temáticas e situações relacionadas com o absurdo” que remontam à sua infância e juventude.

PUB

António Victorino D’Almeida nasceu em Lisboa, a 21 de maio de 1940 e é pianista, compositor e maestro. Escreveu, apresentou e realizou mais de uma centena de documentários culturais para televisão e foi condecorado pelo Governo Francês com o Grau de Cavaleiro das Artes e Letras. É ainda responsável pelo argumento e realização da longa-metragem “O Tempo e as Bruxas”, filmada em Vila Nova de Cerveira no ano de 2011.

As mostras de arte, promovidas pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira e pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, contam com uma sessão inaugural que decorre no sábado, dia 30 abril, às 21h30. Em seguida, é apresentada a Conferência-Concerto “A Portugalidade”, de António Victorino d’Almeida e de Miguel Leite, que conta com a participação especial de Carlos Lacerda.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

As exposições podem ser visitadas de terça a sexta-feira das 15h às 19h e aos sábados e feriados das 10h às 13h e das 15h às 19h no Fórum Cultural de Cerveira. A entrada é livre.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Cerveira
PUB

Junte-se a nós todas as semanas