Apostolado do Mar na Igreja de S. Domingos

Altar

O ‘Apostolado do Mar’ trata-se de uma «acção de Evangelização que pretende levar a Fé às pessoas que estão ligadas ao mar», disse-nos o padre Vasco Gonçalves. A Padroeira é a Stella Maris, a Nª Senhora Estrela do Mar em latim.

Fotos: Joca fotógrafos

Este movimento nasceu na Igreja nos países do norte da Europa. «Pescadores, esposas, familiares, todas as pessoas que estão ligadas de uma forma ou outra a esta vida, bem como até os refugiados vindos de outros continentes» são os principais visados nestes actos de Fé e Caridade.

Para o Pároco de Monserrate e também Capelão de Nª Senhora D’ Agonia «em Peniche este movimento está muito consolidado. Aqui em Viana, todas as segundas-feiras de cada mês celebramos uma Missa em homenagem aos vivos e mortos. No entanto, todos os anos, neste primeiro domingo de Julho, fazemos esta celebração da Stella Maris». A igreja de S. Domingos é decorada com motivos alusivos ao mar numa «acção de Graças como simbologia ao que nos une na Fé, invocando a Nª Sra. D’ Agonia».

Este ano houve uma referência, também, a Frei Bartolomeu dos Mártires pelos 500 anos do seu nascimento. «Já nessa altura as pessoas ligadas ao mar procuravam neste convento o Santo para pedir a sua proteção, bem como dos seus familiares». E acrescentou que esta manifestação religiosa «teve o seu encerramento no domingo com as felizes ordenações, às 15,00 horas, de 3 novos sacerdotes».

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

Reportagem de Joca fotógrafos

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Viana

Junte-se a nós todas as semanas