Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

ARA uma Associação com 32 anos

Logotipo da ARA

Em tempos que se apelava ao movimento associativo, surge a Associação de Riba de Âncora. Decorria o ano de 1983, concretamente a 7 de Abril. Segundo nos revela o presidente da Associação, Flamiano Martins, arrancou «para legalizar um movimento que já existia na freguesia.» composto por um grupo de jovens que apresentava peças de teatro com alguma regularidade na freguesia de Riba de Âncora.  

Por outro lado, davam-se os primeiros passos com um Rancho Folclórico infantil. Nesse tempo, segundo menciona Flamiano Martins «os apoios e actuação do FAOJ ou da Educação de Adultos e, sobretudo, as professoras que lecionavam em Riba de Âncora porque foi com elas que se organizavam eventos nos quais se revelavam elementos no teatro, na dança ou na música» foram mais motes para o nascimento da ARA».

Equipa feminina de futsal

PUB

Cantar as Janeiras

Actualmente, a associaçã,o para além das actividades culturais e recreativas assenta a sua vida também no desporto, concretamente com equipa de futsal com equipas masculina e outra feminina.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

São cerca de duas centenas de sócios que integram esta associação de Riba de Âncora. A sua participação na vida activa, tal como acontece noutras associações, «fica sempre aquém do que os dirigentes desejariam», mas Flamiano Martins diz que a associação «não se pode queixar» já que a actividade  é «bastante satisfatória.»

Em agenda a direcção da ARA, juntamente com a Junta de Freguesia de Riba de Âncora, está a desenvolver um projecto na área da defesa do património cultural da freguesia, estando neste momento a criar uma escola de cavaquinhos.

PUB

Limpeza de caminhos em Riba de Âncora

PUB

Reunião de jovens da freguesia

No tocante ao campo financeiro, Flamiano Martins adianta-nos que na ARA «está equilibrada». A principal fonte de receita é  o apoio dado pelo IPDJ e a comparticipação das pessoas nos eventos. Os subsidíos que chegam a esta associação são da Junta de Freguesia, Câmara Municipal, Conselho Directivo dos Baldios de Riba de Âncora e, ainda, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) como associação inscrita no RNAJ (Registo Nacional das Associações Juvenis).

 

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas