Arcos de Valdevez: encontrado o casal sueco desaparecido na serra de Soajo

O casal estrangeiro que esteve “perdido” na serra de Soajo (Arcos de Valdevez) foi encontrado nas redondezas do rio Adrão. O alerta foi dado ao fim da tarde de sábado, 24 de setembro, tendo os suecos sido localizados por volta das 4.00 de domingo, 25, na “branda” da Assureira. Lass Otto Kristian Veratore, de 70 anos, e Eva Lena Veratore, de 71, apesar de “assustados” e “desidratados”, não inspiraram grandes cuidados.

Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, os caminheiros “estavam bem de saúde, mas assustados, por estarem [há várias horas] perdidos na escuridão […], e tinham sinais de desidratação e de frio.” A chuva que caiu durante a noite e a descida da temperatura tornaram por isso bastante penosa a experiência do casal nórdico, que voltou à Casa do Adro, onde tinham à espera os proprietários da pousada.

O casal saiu da referida unidade pelas 10.00 de sábado com o intuito de fazer o trilho de Bordença, mas, por lapso, e sem saber as “coordenadas”, “encarou” o caminho da “branda” da Assureira, local onde seria identificado pelas equipas de resgate, atraídas pela luz do flash que a máquina fotográfica ia libertando a cada disparo, tal como foi solicitado pelos socorristas.

Participaram nos trabalhos de busca 13 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e sete elementos da GNR, cinco dos quais do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro.

PUB

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Apelos em vão

Não obstante os apelos feitos pelas autoridades para o risco de experienciar trilhos pela serra “às cegas”, contra as expetativas, têm sido recorrentes os casos de turistas desaparecidos na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Embora os trilhos ajudem a desvendar raras belezas (lagoas, cascatas, desfiladeiros, flora e fauna), é, deve lembrar-se, demasiado ousado (e arriscado) ir à descoberta da serra, principalmente quando não há sinalização nem guias. Em consequência disso, também as equipas de socorro correm riscos.

PUB

 

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas