Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

ARCOS DE VALDEVEZ: PARQUE BIOLÓGICO DA PORTA DO MEZIO REFORÇA APOSTA NO TURISMO DA NATUREZA

20

No âmbito do concurso “Património Natural”, na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), o Município de Arcos de Valdevez apresentou, recentemente, em reunião de Câmara, uma proposta para criação de um Parque Biológico na Porta do Mezio.

Fotos da fauna: Carlos Pontes

O projeto, que foi aprovado por unanimidade, tem como objetivo erguer, em terreno baldio, com uma extensão de 10/11 hectares, dois parques interpretativos (fauna e flora).

O empreendimento, em fase embrionária, já foi apresentado ao PNPG, que, segundo fonte oficial do Município, “não se opõe à sua execução”, mas suscitou objeções quanto à colocação de animais em cativeiro, caso do lobo. Também a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, com quem já foram encetadas diligências, tem uma palavra importante a dizer. Caso estas entidades venham a aprovar o projeto, será aberta uma candidatura ao programa Norte 2020, com vista à obtenção de financiamento visando valorizar a Porta do Mezio enquanto infraestrutura de visitação.

PUB

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

Com a finalidade de promover uma oferta integrada, em continuação da Porta do Mezio, foi identificada pela Câmara Municipal uma área – fronteira à zona de piqueniques e da piscina ao ar livre – que comportará oito espaços cercados (com animais), indo ela ser dotada de equipamentos de apoio, nomeadamente um edifício para quarentena e outro para preparação de rações.

Embora dependente de pareceres superiores, sabe-se já que o anunciado investimento, numa lógica de circuito, contempla uma área de 3000 m2 para javalis, além de zonas específicas para, por exemplo, veados, corços e cabras-bravas. Mas a grande mais-valia do projeto, com o apoio técnico do Parque Biológico de Gaia, assenta numa quinta pedagógica dedicada a bovinos (raças cachena e barrosã), ovinos (ovelha bordeleira e churra do Minho), caprinos (cabra-brava), equinos (garrano e burro mirandês), suínos (bísaro), galináceos (galinha-amarela, galinha-preta-lusitânica e galinha-pedrês), aves (águia-d’asa-redonda, coruja do mato, mocho-galego, bufo-real, açor, pato real e pato-marreco), canídeos (sabujo), entre outras espécies, cuja introdução obedecerá a um processo gradativo.

PUB

PUB

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, com o apoio da ARDAL, pretende, com este projeto, reforçar a aposta no turismo da natureza, através da promoção de uma área protegida que está classificada, pela UNESCO, como Reserva Mundial da Biosfera.

O anunciado Parque Biológico já tinha sido aprovado, em tempos, pelos compartes dos Baldios da freguesia de Cabana Maior.

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas