Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Arcos de Valdevez relembra Teixeira Queiroz no centenário da sua morte

a1

O Município prepara um colóquio sobre uma das figuras mais emblemáticas do concelho. Ao longo do ano estão previstos vários eventos em homenagem o escritor arcuense do século XIX.

O Auditório da Casa das Artes recebe amanhã, a partir das 9h30, o colóquio “Teixeira de Queiroz (1919-2019): Literatura, Medicina e Cidadania”, uma conversa que reúne cerca de cerca de quinze palestrantes das mais diversas universidades nacionais.

O evento junta vários convidados para falar da vida e obra de Teixeira de Queiroz, entre eles a ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, e o neurologista Alexandre Castro Caldas.

Ainda no âmbito do centenário da morte do escritor, o Município preparou um programa repleto de vários eventos a realizar ao longo do ano que incluiu uma reedição da obra de Teixeira de Queiroz, e de diversos originais, em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM).

PUB

Francisco Teixeira de Queiroz nasceu em Arcos de Valdevez a 3 de maio de 1848 e faleceu a 22 de julho de 1919. Formou-se em Medicina na Universidade de Coimbra e foi vereador da Câmara Municipal de Lisboa, deputado da Assembleia Nacional Constituinte e ministro dos Negócios Estrangeiros. Em 1915, exerceu o cargo de presidente da Academia das Ciências de Lisboa. Tornou-se notável como romancista, seguidor da escola naturalista/realista da segunda metade do século XIX.

O Colóquio “Teixeira de Queiroz (1919-2019): Literatura, Medicina e Cidadania” é uma organização do Município de Arcos de Valdevez, em parceria com a INCM e a Academia das Ciências de Lisboa.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

Mais informação:

PUB

http://coloquioteixeiraqueiroz.cmav.pt/index.php/2019/04/04/programa/  

https://m.youtube.com/watch?v=mNMqsvtm4WQ&sfns=mo    

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas