Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Arquitecto minhoto desenvolve projecto de saneamento ecológico numa aldeia de descendentes de ex-escravos no interior do Rio de Janeiro

Nuno Duarte Flores é responsável por um projecto de saneamento básico sustentável, num Quilombo no interior do estado do Rio de Janeiro. 

 

O arquitecto envolvido no projecto refere: “Como a Alexandra Lucas Coelho definiu na mensagem de apoio ao projecto que nos enviou esta semana, os quilombos eram os territórios dos negros que fugiam à escravatura. E continuam a ser os territórios vivos dos descendentes dessa resistência”.

A luta pelo direito aos lugares originários ou aos que, entretanto, ocuparam, permite valorizar a cultura afro-brasileira, sendo que para isso não poderão continuar com a infraestrutura, a habitação ou o acesso à terra na situação precária que se encontram actualmente.

PUB

“Esta história permite-me, juntamente com a associação de moradores, utilizar a arquitectura, indo à essência da sua função social, como ferramenta para potenciar e valorizar a cultura Afro-Brasileira”, frisa Nuno Duarte.  

Para melhor compreensão do trabalho que está a ser desenvolvido, consultem o vídeo de apresentação do projecto LIMPAR SANTANA que explica objectivamente a acção em curso e que está disponível no link do crowdfunding, actualmente, aberto – https://ppl.com.pt/causas/limpar-santana – “para nos possibilitar a compra dos materiais e para estender o saneamento a mais 100 moradores” refere o arquitecto português, Nuno Flores, actualmente de passagem por Portugal.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Link do projecto no Facebook:

https://www.facebook.com/limparquilombosantana/

PUB

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas