Arte enche as ruas de Caminha

Cartaz

Foi com vista a comemorar o Dia Internacional da Arte que artistas, portugueses e espanhóis, vieram para a rua mostrar o que de melhor fazem e criam. Num contacto directo com as pessoas!

 

 

Aliando o centro histórico desta vila caminhense à cultura, o Dia Internacional da Arte foi vivido na rua. Em Caminha é a segunda edição que se concretiza e pela mão da Associação Caminharte, tendo este ano 20 artistas de ambos os países, expondo cerca de 40 obras.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Uma perfeita união: artistas e população!

O concelho de Caminha prima pelos seus artistas, e com esta visão foi criada em 2013 a Associação Caminharte, com sede no Largo do Turismo, onde também tem sediada uma Galeria de Arte. O porquê de ter surgido é tão simples como nos demonstra nas suas palavras o presidente João Marrocos. «Surgiu  da vontade de vários artistas do concelho  de Caminha em aproximar a arte à população».

Sempre com o objectivo de dinamizar esta associação, tem todos os meses uma exposição diferente na sua galeria e, neste momento, também de artesanato local. Em virtude, do seu lema de aproximação realizam, também, alguns «workshops» com os artistas da associação.

Ao dinamismo aliam a abertura, isto é, a associação neste momento tem 40 sócios mas  João Marrocos deixa o convite pois quem « gosta da arte pode ser sócio».

Os objectivos da Caminharte estão aí e são para realizar, e além de manter sempre a sua galeria como um espaço activo, brevemente, segundo mencionou João Marrocos, a associação vai lançar um concurso de pintura ao ar livre e, ainda, jornadas de desenho. Mas, como em tudo na vida é necessário « er persistente e trabalhar muito», deixa como recado para os mais jovens.

Claro que as mensagens não ficaram por aqui, pois este artista lembra como a arte é tratada no nosso país: « A nossa cultura é a do futebol e telenovelas. Quando olhamos para a televisão e vemos um dos raros programas que fale sobre arte no nosso país a passar às 2h00 da manhã,  está tudo dito!» – acrescenta com ironia.

 

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo

Junte-se a nós todas as semanas