Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Árvores do Castelinho poderão ser substituídas

Parque de Lazer do Castelinho - Vila Nova de Cerveira

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a avaliar a possibilidade de substituição de algumas árvores no Parque de Lazer do Castelinho. A ação está relacionada com questões de segurança e de saúde pública dos utilizadores.

Após uma análise técnica municipal, corroborada no local por técnicos externos especializados em arboricultura, concluiu-se que no Parque de Lazer do Castelinho existem algumas árvores de grande porte que se encontram secas, representando um risco para a segurança dos utilizadores e equipamentos existentes no parque.

A espécie que levanta mais preocupações é vulgarmente conhecida por choupo. A ameaça prende-se com a curta longevidade e propensão a colapso, quer parcial quer integral deste tipo de árvore.

Outra característica dos choupos é a libertação de substâncias filamentosas e sedosas pelos espécimes femininos, habitualmente chamadas de “algodão dos choupos”. Estas substâncias provocam situações de irritação incómoda nos frequentadores do parque e deram origem a inúmeras queixas por parte da população, sendo uma das razões para a ponderação da substituição destas árvores.

PUB

As opiniões técnicas convergem na troca dos choupos por novas espécies com caraterísticas adequadas à natureza do solo existente no Castelinho, sendo estas dotadas de uma altura eficaz para suportar intempéries e capazes de proporcionar sombra aos utilizadores do parque, especialmente na época de verão, durante vários anos.

A intervenção, caso seja aprovada, terá uma continuidade nos anos seguintes e, futuramente, também poderá ser contactada a entidade gestora da orla ribeirinha, alertando para o risco de colapso de várias árvores na sua área de jurisdição. Esta situação deve ser analisada, uma vez que coloca em constante risco os utilizadores da Ecopista, quer para práticas de lazer quer para as práticas piscatórias.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Cerveira
PUB

Junte-se a nós todas as semanas