Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Assaltantes levam mais de 2 mil euros a casal de idosos

Casal de idosos burlado

O dia 12 de Setembro ficará para sempre marcado na memória de Augusto Fernandes, 79 anos e de Martinha Rosa Lopes, 78 anos, um casal residente no lugar de Fonte de Olho da freguesia de Coura, mais propriamente na Travessa da Costinha, que pelas 11 horas foi abordado por dois homens na faixa etária dos 50-60 anos, que se expressavam em português fluente, equipados com capacetes de obras e que se apresentaram como sendo o presidente e o vereador da Câmara Municipal de Paredes de Coura.

Beneficiando da credulidade do casal de idosos, os meliantes aproveitaram-se ainda da coincidência do caminho em frente à casa de Augusto e de Martinha estar efectivamente prometido para breve e, como tal, o anúncio por parte dos dois sujeitos de que as obras iriam avançar rapidamente e que deveriam estar concluídas até ao final do mês, mais não fez do que vencer a desconfiança que os estranhos terão começado por merecer.

Depois de derrubarem a desconfiança inicial dos residentes, os burlões passaram para a segunda fase do plano, o conto do vigário que tem ludibriado dezenas de pessoas por esse concelho fora. “Disseram-nos que as notas de vinte euros iam ser retiradas do mercado e que não lhe interessava nada como responsáveis da Câmara que ficássemos com essas notas fora de prazo”, contou-nos Martinha. Acreditando naquilo que o larápio lhe contava, a nossa interlocutora avançou para dentro de casa, sem perceber que os seus passos eram seguidos.

PUB

Por isso, na altura em que se encontrava com um maço de notas na mão, o intruso retirou-lhas bruscamente, levando a Martinha a não ter tempo de mais nada, se não de dizer: “ah seu ladrão, que me está a roubar”! Mas já nada pode fazer para remediar a situação. Tarimbados na desonrada arte de enganar os mais indefesos, o outro ladrão tinha ficado no quintal da casa a distrair Augusto, que na surpresa do contexto ficou a responder às perguntas de ocasião do cúmplice, em vez de acompanhar a mulher até casa. Com o motor do carro ligado, os ladrões evaporaram-se numa fracção de segundo, havendo tempo apenas de captar parte de uma matrícula espanhola.

Passadas já algumas semanas do sucedido, o desalento é ainda evidente no rosto do casal residente em Fonte de Olho. “Parece que nos tinham drogado. Fiquei sem reacção. Ainda hoje não sei explicar como isto aconteceu”, desabafa Augusto Fernandes.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Para além da soma avultada de dinheiro, que terá ultrapassado os dois milhares de euros, Martinha e Augusto viram ainda ser-lhes roubado um objecto de ouro e o telefone de casa. A GNR deslocou-se ao local para tomar conta da ocorrência.

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Coura
PUB

Junte-se a nós todas as semanas