Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Assinado contrato de concessão do Castelo de Cerveira com inauguração prevista para as comemorações dos 700 anos do Município

O Presidente da Câmara Municipal destacou que é “um passo fundamental para a abertura de portas do ex-libris do concelho” transformado em hotel, havendo já uma data ideal e consensual para a inauguração: a comemoração dos 700 anos da fundação de Vila Nova de Cerveira, a 1 de outubro de 2021.

O investidor Eurico da Fonseca exaltou “as caraterísticas diferenciadoras do Castelo de Cerveira” que justificam um projeto de sucesso. “Acredito muito na interação da comunidade com os turistas, e esta autenticidade confere a este projeto aquilo que eu considero de único. Desde que soube que o imóvel ia integrar o REVIVE, soube que era uma boa oportunidade, e confirmei essa minha vontade quando me desloquei para estudar a operação durante alguns meses”.

Já o Presidente da Câmara Municipal fez questão de lembrar a importância dos 700 anos da fundação do concelho, através da atribuição do foral pelo Rei D. Dinis, pelo que “é vontade do promotor juntar-se à programação de comemoração e presentear Cerveira com uma belíssima prenda de aniversário: abertura de portas do Castelo de Cerveira, a dignidade que merece, devolver-lhe a utilização e assim contribuir para a dinamização da economia local e para atratividade turística regional e nacional”. E rematou: “Seria uma belíssima prenda de aniversário a abertura de portas do Castelo de Cerveira no dia 1 de outubro de 2021”.

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, enfatizou o impacto do Programa REVIVE, “na requalificação de ativos que, na sua maioria, se encontravam em estado devoluto ou em estado degradação evidente, e fomentar parcerias público-privadas para criar novas dinâmicas turísticas e disponibilizá-las aos públicos”. A governante elogiou “o enquadramento cénico extraordinário do Castelo de Cerveira”, e “o papel do município em prol da dinamização turística e cultural, cabendo ao governo também fazer o seu papel”.

PUB

O grande diferencial do Castelo de Vila Nova de Cerveira é que ele é uma fortaleza medieval de estilo gótico, construído em 1320 por ordem do rei D. Dinis, e que alberga a antiga Igreja da Misericórdia, a antiga Casa dos Governadores, a cadeia e outros anexos.  Além de uma vista privilegiada para o Rio Minho, que traça a fronteira natural com Espanha, que está do outro lado da margem.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Cerveira
PUB

Junte-se a nós todas as semanas