Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Associação Galaico-Portuguesa Ponte… nas Ondas! com registo nas boas práticas da UNESCO

A associação colaborou no trabalho de preservação da memória histórica Tesouros Humanos Vivos do Rio Minho promovido pelo AECT Rio Minho.

O  AECT Rio Minho felicita e partilha a alegria da associação galaico-portuguesa Ponte… nas Ondas! por terem integrado o Registo de Boas Práticas da Unesco, reconhecimento máximo possível pelos seus mais de 20 anos de trabalho exemplar em prol da cultura imaterial transfronteiriça do Rio Minho. O veredicto foi anunciado durante a celebração do 17º Comitê Intergovernamental da UNESCO, realizado esta semana em Rabat.

Justamente nessa linha de trabalho para a preservação da cultura imaterial Ponte… nas Ondas! colaborou com o AECT Rio Minho para o desenvolvimento do projeto Tesouros Humanos do Rio Minho, uma iniciativa de recuperação da memória cultural transfronteiriça galego-portuguesa que se concretizou na criação de um repositório web (http://smartminho.eu/ tesouros-humanos-vivos/ ) com todas as informações coletadas, um documentário, uma exposição itinerante, contação de histórias nas escolas e a publicação de um livro infantil.

Esta distinção é um facto histórico por se tratar de uma candidatura galaico-portuguesa, já que nunca uma candidatura, quer de Espanha quer de Portugal, conseguiu fazer parte do Registo de Boas Práticas de Salvaguarda promovido pelas Nações Unidas.

PUB

Mais de vinte anos de trabalho transfronteiriço

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Ponte … nas Ondas! é uma associação cultural e pedagógica que, desde 1995, realiza atividades educativas e culturais na Galiza e no Norte de Portugal. Entre os fins da associação estão a promoção de atividades culturais e pedagógicas, assim como a promoção da identidade comum dos dois povos no âmbito de uma perspetiva geral de integração europeia e do mundo lusófono. A estas finalidades acrescentou-se no ano 2002 o compromisso de trabalhar na recuperação e difusão do património cultural comum a galegos e portugueses.

Graças à cooperação entre escolas de ensino básico e ensino secundário, ao longo de mais de duas décadas, realizaram-se atividades desde os estabelecimentos de ensino das duas margens do rio Minho, construindo uma ponte de comunicação que atravessa a fronteira de dois territórios e descobrindo um património comum partilhado pela antiga Gallaecia.

PUB

A proposta da candidatura foi apresentada aos Governos de Portugal e de Espanha por uma comissão de professores e colaboradores da associação depois de um importante trabalho de campo, de documentação, investigação e de um intenso trabalho de divulgação realizado pelas escolas da Euro Região Galiza-Norte de Portugal.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas