Associação Nacional de Proprietários contra demolição do Prédio Coutinho

Tendo recentemente a ANP sido contactada pelos proprietários particulares do Edifício Jardim (Prédio Coutinho), em Viana do Castelo, esta Associação apreciou a situação atual do imóvel, tendo decidido, por unanimidade, enviar aos proprietários particulares do Edifício Jardim u seguinte voto de solidariedade e repúdio.

A Associação Nacional de Proprietários «está solidária» com os proprietários privados do Edifício Jardim e «considera inadmissível que, com efeitos retroativos, se detetem eventuais dissonâncias arquitetónicas ou estéticas, e não de segurança ou de clandestinidade na construção, que levem à destruição forçada do edifício».

No seu parecer adiantam que «qualquer que seja a opinião técnica, não se pode reescrever a história e apenas daqui para a frente, em novas construções, se podem vir a aplicar os conceitos de beleza atuais, que muito provavelmente não serão os critérios do porvir». A ANP sustenta que «cada época é uma época e o Edifício Jardim, tal como outros espalhados pelo território nacional (e até mesmo na própria cidade de Viana do Castelo), representa a construção que, à data em que foi construído, se julgava ser a que mais modernidade dava à urbe».

A Associação entende que «por esses caprichosos critérios, provavelmente mais de metade de Portugal seria hoje  arrasado e apenas por teimosia se pode persistir neste bota-abaixo, que se repudia».

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas