Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Associações juvenis lançam projecto inédito no Alto Minho

Projeto LAPIS pretende disseminar boas práticas de saúde e bem-estar entre os jovens do Alto Minho. A FAJUVIC (Federação das Associações Juvenis do distrito de Viana do Castelo), com o apoio do IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude) e das associações juvenis Sangue Novo – Associação de Jovens Dadores de Sangue de Viana do Castelo e Centro Recreativo e Cultural das Neves – CRCN, vai realizar um projeto de intervenção na comunidade jovem: “LAPIS – Literacia (em saúde) e Autocuidados – Projeto de Intervenção na Saúde escolar”.

Este projeto de intervenção social tem como principais objetivos a promoção de boas práticas de saúde e bem-estar e o aumento da literacia entre a comunidade escolar, com vista a capacitar os jovens para hábitos e comportamentos que interferem positiva ou negativamente na sua saúde. Tendo por base as diretrizes da Direção-Geral da Educação, através do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), as áreas de intervenção selecionadas serão: Educação Alimentar e Atividade Física; e Comportamentos Aditivos e Dependências.

Como público-alvo, serão incluídos jovens entre os 13 e os 16 anos. O projeto será aplicado em escolas e associações juvenis do distrito de Viana do Castelo. Deste modo, serão incluídas 2 turmas, de duas escolas – uma de Vila Nova de Cerveira e outra de Ponte de Lima -, duas associações juvenis de Arcos de Valdevez e Viana do Castelo, – Associação Juventude Vila Fonche e Associação Juvenil de Deão -, e uma instituição social, a Casa do Rapazes de Viana do Castelo. No total prevêem-se 150 jovens envolvidos no projeto.

PUB

O projeto será constituído por 3 fases essenciais. A primeira – AVALIAÇÃO – tem como objetivo a avaliação inicial dos conhecimentos, através da aplicação de um questionário.

A segunda – INTERVENÇÃO – contemplará ações de sensibilização, nas escolas e associações juvenis, com recurso à Edução Não-Formal, através de jogos ou outras dinâmicas. Estas ações serão levadas a cabo pelos autores do projeto, que constituem uma equipa multidisciplinar, que integra elementos de várias áreas, como a Medicina, Enfermagem, Psicologia ou Terapia ocupacional.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A terceira fase – IMPACTO – terá como finalidade a aplicação do questionário inicial, com vista à avaliação do impacto no aumento da literacia dos participantes no projeto.

PUB

Após a conclusão do Projeto LAPIS, prevista para Junho de 2017, serão publicados os resultados alcançados, e, de acordo com os mesmos, será avaliada a possibilidade de estender este projeto a outras escolas/intuições do Alto Minho, ou até do resto do país. Os autores acreditam que iniciativas como esta são essenciais para melhorar ou preservar a saúde da população, uma vez que o conhecimento sobre os fatores que promovem a saúde e, por outro lado, sobre os fatores que a põem em risco, bem como a capacidade de utilizar e aplicar de forma efetiva esse mesmo conhecimento, são determinantes para a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis.

Os autores: Pedro Miranda, Helena Fernandes, Fábio Novo, Filomena Costa e Marisa Castro

Contactos:

PUB

TLM: 933039727
Email: fajuvic.juventude@gmail.com 
Site: www.fajuvic.pt
Facebook: FAJUVIC – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Viana do Castelo

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas