Atividade operacional semanal da GNR e Operação ‘Campo Seguro’

O Comando Territorial de Viana do Castelo levou a efeito um conjunto de operações, na semana de 21 a 27 de maio, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, registando-se os seguintes dados operacionais, entre outros.

Detenções: 22 detidos em flagrante delito, destacando-se: 18 por condução sob o efeito de álcool e 3 por condução sem habilitação legal.

Apreensões: 13 doses de liamba; 5 doses de haxixe; uma arma de fogo e uma arma branca.

Trânsito / Fiscalização: 334 infrações detetadas, destacando-se  26 por excesso de velocidade; 16 por falta de inspeção periódica obrigatória; 10 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças e 8 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

PUB

Sinistralidade: 50 acidentes registados, destacando-se dois feridos graves e 19 feridos leves.

Fiscalização Geral: 27 autos de contraordenação: 13 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente; 7 no âmbito do consumo de estupefaciente; 6 no âmbito do policiamento geral e 1 no âmbito fiscal e aduaneira.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Ações de sensibilização: 2 no âmbito da “Defesa da Floresta contra Incêndios”, tendo sido sensibilizadas 42 pessoas; 1 no âmbito dos “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizadas 13 idosos e 1 no âmbito “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados dez comerciantes.

PUB

Operação Campo Seguro – Fase I

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 1 de junho e 31 de julho, intensifica o patrulhamento nas explorações agrícolas, em todo o território nacional, com o objetivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, com especial atenção aos acidentes com tratores agrícolas e possíveis situações de tráfico de seres humanos.

Durante a operação a GNR vai promover ações de informação e sensibilização junto das comunidades rurais, muito especialmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e proteção contra furtos, em particular contra o furto de cortiça, ou outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não preciosos.

PUB

Os militares, atendendo ao número de acidentes mortais, que envolvem veículos agrícolas, irão sensibilizar os utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, para as regras de segurança inerentes à condução e utilização de tais veículos, dando primazia ao contacto pessoal.

No intuito de garantir que as diversas campanhas agrícolas decorram num clima de segurança, a GNR, vai desenvolver ações de policiamento de proximidade e de fiscalização, empenhando militares de diferentes valências, nomeadamente, dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Investigação Criminal e da Unidade de Ação Fiscal, existindo ainda um reforço do patrulhamento a cavalo. Para fazer face à criminalidade transfronteiriça serão efetuadas ações de fiscalização em coordenação com a Guardia Civil.

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas