Autarca de Viana do Castelo defende que mar “é a grande oportunidade”

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, participou hoje na abertura da “Conferência Mar: Energia e Sustentabilidade”, que tem lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), contando com a presença do Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, do Diretor da ESTG, Pedro Miguel Moreira, e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, envolvendo ainda investigadores e empresários do setor.

O Presidente da Câmara defendeu que “a promoção da Economia do Mar é, para Viana do Castelo, um pilar estratégico do desenvolvimento do nosso concelho, do nosso território”.

“Todas as iniciativas relacionadas com a temática do Mar, da Energia e da Sustentabilidade, são bem recebidas na nossa cidade”, declarou. “Temos todos consciência de que esta será a grande oportunidade e temos de fazer acontecer, pelo que todos os momentos de reflexão, de mobilização, de partilha e de concretização são absolutamente determinantes”, considerou Luís Nobre.

“O nosso município sempre teve uma cultura marítima associada. Somos uma cidade de mar, ladeada pelo Oceano Atlântico, e o tema do Mar obviamente que nos traz oportunidades”, frisou, valorizando os agentes económicos que têm trabalho “como parceiros” da autarquia, as empresas e o Porto de Mar de Viana do Castelo, bem como o papel “fundamental” da “academia motivada” que o IPVC representa.

A conferência acontece esta manhã no âmbito da Blue Design Alliance, um consórcio entre instituições do Ensino Superior que tem como missão contribuir para a valorização da água, recursos oceânicos e fluviais e sustentabilidade social e ambiental através do design, centrando-se na produção de conhecimento, investigação e formação de competências ligadas à economia azul.

A “Conferência Mar: Energia e Sustentabilidade” está inserida no ciclo de conferências “Water Design Views | Blue Design Alliance”, co-promovida pelas quatro instituições do consórcio, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A conferência de hoje visa ser um momento de reflexão sobre as principais oportunidades e desafios relativos à produção de energia e à sustentabilidade associada aos recursos marinhos.

As quatro instituições de ensino superior da Blue Design Alliance estão localizadas no litoral norte e interior norte de Portugal – Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Escola de Hotelaria e Bem-Estar do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP).

Estas instituições asseguram, através da Blue Design Alliance, uma formação ligada ao Design Azul e à economia circular, inclusiva e sustentável, com o propósito de acelerar a requalificação do território, tornando-o mais resiliente através da criação de novos empregos e profissões azuis.

  Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
press@maniadigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Viana