Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Autarca de Viana quer “criar um ambiente acolhedor” para atividades e empresas tecnológicas e serviços partilhados

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assumiu a vontade de “criar um ambiente acolhedor” para “todas as atividades em torno da tecnologia, para as empresas tecnológicas e para os serviços partilhados”.

Na sessão de abertura do Roteiro INCoDe.2030 – “Tecnologias Disruptivas”, que passou pelo Centro Cultural de Viana do Castelo, o autarca referiu querer fazer parte “deste ecossistema nacional disruptivo e fazê-lo acontecer a nível local”.

Luís Nobre afirmou que “queremos ser um agente ativo e efetivo desta mudança tão importante”, afirmando que, para isso, “estabelecemos, no nosso exercício autárquico, um pelouro da Inovação Digital, o que demonstra esta nossa vontade e o nosso compromisso com o digital e com as tecnologias”.

Já a Coordenadora Geral do INCoDe.2030, Luísa Ribeiro Lopes, afirmou que “o exercício pleno da cidadania só se faz se as pessoas tiverem competências digitais já que, hoje em dia, quem não está no digital, está excluído”. “Esta acaba por ser também uma exclusão social, pelo que o nosso objetivo é formar todos para o digital”, realçou. 

PUB

No âmbito do desenvolvimento de competências digitais, de capacitação e qualificação, numa perspetiva transversal a todos os programas de integração de género, o programa Roteiro INCoDe.2030, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, promove hoje o roteiro dedicado às “Tecnologias Disruptivas” na capital do Alto Minho.

O programa inclui diferentes workshops, sendo que o MUDA | Eu Sou Digital, destina-se a pessoas com mais de 45 anos, com pouca ou nenhuma literacia digital, de forma a iniciar o processo de integração dos mesmos nesta área, abordando temas como pesquisa na internet, e-mail, redes sociais e proteção de dados. 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

De manhã, foram discutidas diversas Iniciativas INCoDe.2030, com a presença de Inês Guimarães, ENSICO, João Baracho, Apps for Good, Margarida Mateus, Engenheiras por um dia, Elisabete Macieira, Eu Sou Digital, Manuel Garcia, UPskill, Inês Esteves, PTSOC, Isabel Baptista, C-Academy, João Gomes, NAU, e Sara Fernandes, Transformação Digital da Saúde. Foram ainda discutidas as Tecnologias Disruptivas e Capacitação Digital, por Pedro Guedes de Oliveira, da FEUP, INESC-TEC (TBC). 

Cristina Santos, Universidade do Minho, João Nuno Ferreira, FCCN, Paulo Cardoso Amaral, Universidade Católica, José Pedro Antunes, INCoDe.2030, e Miguel Silva, da Corpower Ocean também debateram Tecnologias Disruptivas.

PUB

De tarde, o painel é dedicado às Iniciativas Locais, com Sara Paiva, ADiT-LAB, IPVC | Projetos de Transformação Digital Aplicada, Aníbal Castilho Coimbra de Matos, INESC TEC | Projeto Atlantis – Desafios e Oportunidades do Centro Europeu de Robôs Marítimos, Nuno Malta, Datacolab – Laboratório Colaborativo, Catarina Talina e Luís Gonçalves, Câmara Municipal de Viana do Castelo | Aplicações Sirene e Viana Acessível.

O dia terminou com entrega de tablets a Centros Eu Sou Digital, numa parceria entre Eu Sou Digital e Huawei.

PUB

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas