Autarquia cerveirense aumenta subsídios escolares do 1º ciclo

Sala de leitura

O Município de Vila Nova de Cerveira decidiu atribuir aos alunos do 1º ciclo um montante superior ao definido em Despacho do Ministério da Educação para a aquisição de manuais e materiais escolares. Esta medida visa reforçar a ajuda às famílias mais carenciadas do concelho no decorrer de mais um ano letivo.

Cerca de 130 alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Vila Nova de Cerveira vão receber um apoio acima dos valores estipulados por lei. A proposta da autarquia cerveirense, aprovada por unanimidade em reunião de câmara, é uma tentativa de ajudar as famílias com maiores dificuldades financeiras, mesmo verificando-se um aumento de 8% dos beneficiários em comparação com o ano anterior.

De acordo com o Despacho 8452-A/2015 que regula as medidas de ação social escolar para o ano letivo 2015/2016, os valores atribuídos pelo município estão acima do que é estipulado pela tutela, descriminando-se da seguinte forma:

Ao nível do 1º escalão, aos 1º e 2º anos atribui 50,00 euros em vez de 39,60 euros; e aos 3º e 4º anos atribui 55,00 euros em vez de 45,80 euros.

PUB

Relativamente ao 2º escalão, os 1º e 2º anos recebem 27,50 euros em vez de 19,80 euros, e os 3º e 4º anos o valor de 30,00 euros em vez de 22,90 euros.

A vereadora da Educação, Aurora Viães, sublinha um esforço financeiro significativo da autarquia, mas “fundamental para a promoção de igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolar a todos alunos do concelho”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A Ação Social Escolar de Vila Nova de Cerveira desenvolve ainda um conjunto de medidas de apoio à inserção escolar destinadas a famílias que se encontram em situação de carência económica e/ou vulnerabilidade social, nomeadamente os serviços de refeições escolares e os apoios económicos atribuídos aos estabelecimentos de ensino. Este ano, os transportes escolares gratuitos foram também alargados a todos os alunos que frequentam as escolas do concelho.

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
[taxopress_termsdisplay id="1"]
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Cerveira
PUB

Junte-se a nós todas as semanas