Autarquia cerveirense distinguiu personalidades e entidades no Dia do Município

Atribuição de Menções Honrosas e Medalhas de Mérito Municipais

O programa comemorativo do Dia do Município, assinalado a 1 de outubro, teve início com uma sessão solene que distinguiu individualidades e entidades cerveirenses. A atribuição de Menções Honrosas e Medalhas de Mérito Municipais reconhecem o trabalho desenvolvido em prol do concelho.

As Menções Honrosas foram entregues a duas associações ligadas à preservação e proteção florestal – a Associação de Defesa do Património Florestal/Unidade Local de Covas e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira – pelo préstimo dos seus serviços no combate aos incêndios do passado mês de agosto; a dois jovens cerveirenses pelo percurso de sucesso na área da investigação científica e pelo incentivo às jovens gerações – Hélder Cardoso Cruz e Olga Sofia Afonso; e ao Cerveira Barril Team pelo empreendedorismo, inovação e contributo na divulgação da imagem do Município ao participar no Red Bull Flugtag – O Dia das Asas”, alcançando o primeiro lugar.

A Associação Desportiva de Campos, no ano que comemora o 40º aniversário, recebeu a Medalha Municipal de Mérito Desportivo – Grau Ouro, em reconhecimento do contributo na dinamização associativa e desportiva. O Centro Social e Paroquial de Gondarém, a celebrar 75 anos de existência, foi distinguido com a Medalha Municipal de Mérito Social – Grau Ouro, pelo trabalho na área da proteção social.

A Medalha Municipal de Mérito Jornalístico – Grau Ouro foi entregue ao Jornal Cerveira Nova pelo percurso jornalístico e promoção informativa do concelho ao longo de 45 anos desde a sua fundação. A preservação dos valores etnográficos e culturais na dinamização do folclore levou à atribuição da Medalha Municipal de Mérito Cultural – Grau Ouro ao Rancho Folclórico e Etnográfico de Reboreda, no ano em que assinala o 40º aniversário.

Aos presentes na cerimónia solene, o autarca cerveirense, Fernando Nogueira, deixou ainda uma reflexão sobre um possível ajustamento das comemorações que assinalam a atribuição do Foral a Vila Nova de Cerveira pelo Rei D. Dinis: “O Dia do Município será sempre o dia 1 de outubro, mas devemos repensar se o programa comemorativo não deveria acontecer no domingo seguinte, de forma a possibilitar a participação de mais cerveirenses que gostavam de estar presentes mas, que por força de trabalho noutras localidades, não lhes é possível”.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
andreiacunha23@hotmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Cerveira

Junte-se a nós todas as semanas