Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Bandeiras azuis hasteadas hoje em 10 praias do concelho

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, entregou às Juntas de Freguesia as bandeiras azuis que estão, a partir de hoje, hasteadas em 10 praias do concelho. A cerimónia de entrega das bandeiras, que aconteceu a bordo do navio Gil Eannes, incluiu ainda o hastear simbólico de uma bandeira azul no Gil Eannes, que mais uma vez conquistou o título de Centro Azul.

O edil afirmou que este é “um momento simbólico” de entrega das várias bandeiras às Juntas e Uniões de Freguesia, agradecendo “a todos aqueles que colaboram neste trabalho que não é um bem adquirido, exigindo um esforço permanente de todas as entidades”.

“Este trabalho responsável e consistente tem-nos permitido, todos os anos, receber várias bandeiras e até crescer no número de galardões que recebemos”, reforçou Luís Nobre, mostrando-se ambicioso no que toca à possibilidade de Viana do Castelo conquistar mais bandeiras azuis nos próximos anos.

w

PUB

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Rui da Silva Lampreia, mostrou-se satisfeito por, nas praias vianenses, existir “harmonia entre a natureza e a pegada humana”.

w

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Nesta época balnear, Viana do Castelo hasteia a Bandeira Azul em 10 praias do concelho, conquistando, assim, mais um galardão do que no ano passado. Este ano, as praias contempladas com o galardão da Associação Bandeira Azul da Europa são Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar, Castelo de Neiva, sendo a nova bandeira atribuída à Praia da Ínsua, na freguesia de Afife.

w

PUB

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

w

Nesta época balnear, Viana do Castelo conta com 42 nadadores salvadores, estando cerca de 32 em permanência nas diversas praias do concelho.

PUB

w

Neste âmbito, esta época balnear Viana do Castelo vai acolher diversas Atividades de Educação Ambiental em torno da Recuperação de Ecossistemas Terrestres e Marinhos. Assim, as praias de Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa, Castelo de Neiva, Ínsua e Luziamar vão acolher, entre os meses de julho e agosto, atividades que visam a descoberta da diversidade do litoral e a proteção do ambiente.

w

Entre os dias 2 de agosto e 4 de setembro o Parque Ecológico Urbano acolhe a exposição “Biodiversidade do Litoral Rochoso”. No dia 17 de setembro, “O Parque como Sala de Aula” promove uma formação de professores no CMIA. Até outubro, a Praia do Cabedelo é palco d’”Os Suspeitos do Costume – À descoberta do Lixo Marinho”.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas