Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Bartolomeu dos Mártires “entranhou as misérias dos fiéis que lhe estavam confiados”, afirmou D. Anacleto

vigilia

Na noite que antecedeu a Proclamação Solene da Canonização de Bartolomeu dos Mártires, teve lugar uma Vigília de Oração, na igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, mandada construir por Bartolomeu dos Mártires.

Pe. Renato Oliveira

A Vigília ficou marcada, para além da escuta das leituras bíblicas e da adoração eucarística, pela leitura de excertos da obra de Bartolomeu dos Mártires, bem como pela veneração de uma relíquia do “Arcebispo Santo”.

 

PUB

Na sua homilia, o Bispo de Viana do Castelo, que presidiu à celebração, recordou que “Bartolomeu dos Mártires se confrontou com multidões que andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor, não tanto por não terem pastores, mas porque estes, muitas vezes, não estavam junto do seu povo, preocupando-se apenas com os seus interesses pessoais”. Numa Arquidiocese que, então, era enorme, prosseguiu D. Anacleto, “Bartolomeu encheu-se de compaixão, ou seja, entranhou as misérias e enfermidades dos fiéis que lhe estavam confiados e fez dessas mesmas misérias e enfermidades parte integrante do seu ser, não conseguindo viver sem ter o seu povo em si”.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

No final da celebração, foi apresentada publicamente a obra sobre Bartolomeu dos Mártires “A Luz de um Santo”, da autoria de Eugénio Pinto Bolota, e vocacionada especialmente para crianças. Trata-se de uma publicação da responsabilidade da Paróquia de Monserrate e do Secretariado Diocesano de Catequese de Viana do Castelo. Segundo o Pe. Vasco Gonçalves, Pároco de Monserrate e diretor do referido Secretariado, este é um livro que “quer aproximar o coração e a alma de São Bartolomeu dos Mártires de crianças, jovens e adultos, trazendo a humildade de quem sempre colocou de lado prazeres e vaidades”.

PUB

 

A Vigília de Oração reuniu muitos fiéis, sacerdotes e leigos, junto do túmulo de Bartolomeu dos Mártires. Entre os presentes, estiveram D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco, natural da Diocese de Viana, e o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas