Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Bodas de Diamante e Sacerdotais – Abraçar o passado com louvor e gratidão

Padre Miranda

Era o dia em que a Igreja celebrava São Miguel, São Gabriel e São Rafael, três consagrados arautos da nossa devoção. Uma feliz coincidência que engrandeceu, ainda mais, a celebração e festa solene, das Bodas de Diamante Sacerdotais, do Reverendo Pe. Miranda da Costa.

Uma iniciativa conjunta das juntas de freguesia, onde ainda exerce o seu ministério pastoral e de assistência religiosa. Contou ainda com o apoio do Grupo Coral, constituído por elementos das paróquias correspondentes, do Agrupamento 396 de Escuteiros e Câmara Municipal.

Antes de mais, uma saudação muito especial, de todo amiga, num abraço de louvor e gratidão, que inclui tantos paroquianos e amigos a viver no estrangeiro, aqueles que, pelas mais diversas razões escolheram esse caminho. Sempre atentos aos acontecimentos mais marcantes partilham, nesta hora de agradecer, do mesmo afecto, alegria e acção de graças, por tão significativa evocação. Estar distante, não significa ausência; porque não deve ser vã a nossa fé, nos valores da comunhão fraterna; da harmonia e das graças que recebemos. Somos, por isso, unânimes, nesse coro e canto celestial, nos parabéns de louvor e de reconhecimento!

 

PUB

A HOMENAGEM

Padre José Miranda da Costa

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

O nosso Prior, querido Padre Miranda é merecedor de todas as honras; da nossa admiração e do nosso carinho. Da nossa lealdade e coerência… Pelo que é e sempre foi; pelo que deu de si à causa do Evangelho; pelo dom da sua vocação e fidelidade; pelo seu jeito e carisma; pela sua bondade e disponibilidade; pelo seu desprendimento material; pela audácia e criatividade; pelo interesse e empenho; pelo seu olhar, sempre cheio de ternura; pela sua humildade, compreensão e afecto; pelo perdão e caridade; pela entrega e abnegação… Sessenta anos a servir, a defender, a socorrer e abençoar, a libertar e encaminhar… Quantas celebrações, quantos sacramentos administrados, quantas confissões, quantos conselhos, quantas deslocações naquelas manhãs de frio, naquela velhinha motorizada e sempre a horas certas; exímio cumpridor de regras e horários! Respeitado e sempre respeitador, bom exemplo, uma presença que continua a interpelar.

PUB

  

RECONHECER E VALORIZAR

PUB

Em harmonia e com sinceridade

 

As suas comunidades cristãs estão-lhe muito gratas. E manifestam-se em ocasiões que consideram mais adequadas. Sabem reconhecer e valorizar, em união e com sinceridade, à luz da humildade que caracteriza este tipo de reverência; que dispensa o destaque e/ou qualquer ouro protagonismo. Por isso, não se deve pensar, que tenha havido uma qualquer intenção e/ou oportunismo político, com esta cerimoniosa acção, no sopé do santuário de Santa Rita, local emblemático da freguesia anfitriã. Isto, apesar de uns certos movimentos e sinais, com ousadas presenças ali, na fila da frente; tudo, a uma semana de eleições! Muito estranho e até preocupante, foi verificar a ausência dos sacerdotes, seus condiscípulos do arciprestado barquense; nem representante da Diocese! Sendo esta, tão relevante cerimónia seria dever próprio, essa presença e concelebração; qual terá sido a desculpa, para justificar tão peculiares ausências? Fica o registo, que também é interpelação.

Se de facto houve essa premeditada intenção, de atrair votos à boleia desta iniciativa, terá sido uma enorme decepção, também pela escassa adesão popular! Onde estavam as largas centenas de paroquianos e os assistentes religiosos do Concelho? Onde estava, boa parte da sociedade civil, na excelência da sua diversidade? O povo, naquela habitual erudição, não compareceu, mas ficou solidário com a essência da festa, que ultrapassa qualquer visão ou estratégia humana; uma cerimónia que devia ter acontecido, por ocasião do aniversário, com a devida e atempada preparação.

PUB

  

TALENTO E VOCAÇÃO

“Um homem é do tamanho do seu sonho”

 

Que privilégio e que bênção, pelo dom incomensurável da vocação sacerdotal! E do talento para a orientar e preservar. Vencendo, com sabedoria, as adversidades, adaptando-se com ponderação a uma exigente pastoral, durante tantos anos! Bonito percurso, muito produtivo, por caminhos e atalhos, quedas e provações, dúvidas e receios, mas também de tantas alegrias e bons motivos para agradecer. Sempre rodeado de gente amiga, tendo no seu Agrupamento de Escuteiros, um suporte fiel, ancora segura para a sua missão evangelizadora. O seu envolvimento nas áreas do desporto e outras acções sociais foram de grande importância, qual impulso a cada momento mais crucial. A sua disponibilidade e sentido solidário foi sempre constante, em cada circunstância…

Muito mais que os nossos aplausos, na mais singela homenagem; mais que a nossa visão e sentido de profunda gratidão, temos outra certeza que alegra o coração! Pela fé que professamos e apoiados na força do mistério, confiamos perdidamente n’Aquele que tudo sabe e tudo pode; Deus, de bondade infinita, único Salvador saberá, na perfeição, dar a justa recompensa aos que, em seu nome praticam a caridade! Obrigado Pe. José Miranda, por tudo e por todos; que esta felicidade se prolongue por muitos anos, na alegria e na paz, que seduz e nutre em nós, a comunhão fraterna.

Que assim seja.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas