Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Bombeiros da Barca precisam de ajuda para novo quartel

A aprovação da candidatura da obra de ampliação deslocalizada do quartel dos bombeiros constitui um registo muito positivo, na medida em que representa o primeiro passo na concretização de um sonho antigo da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca.

Reunidos em Assembleia-Geral, os sócios congratularam-se com a aprovação da candidatura e com o importante papel que em todo este processo teve a Câmara Municipal, não só disponibilizando o terreno, mas também ajudando a ultrapassar burocracias e desenvolvendo diligências para que o Secretário de Estado da Administração Interna visitasse Ponte da Barca e tomasse conhecimento “in loco” das atuais condições muito precárias de trabalho dos nossos bombeiros.

A Associação tem agora pela frente um enorme desafio que espera vencer com a generosidade das pessoas e das empresas em geral e também da comunidade barquense emigrante. Na verdade, a candidatura da infraestrutura construída no montante de 740 mil euros garante uma comparticipação de 85%, cabendo à Associação Humanitária a responsabilidade de angariar o restante e de assegurar o equipamento, mobiliário e comunicações.

PUB

Neste âmbito, a aposta da Direção passa pela organização de eventos e pela realização de peditórios com o envolvimento do Corpo Ativo. Trata-se de um trabalho de proximidade, na certeza de que as pessoas e as empresas têm consciência da importância desta obra e, por isso, vão mobilizar-se numa onda de solidariedade para que os bombeiros possam vir a usufruir de condições de trabalho adequadas.

Muito importante é também o aprofundamento do contributo da Câmara Municipal, pelo que a Direção está empenhada em protocolar com a Autarquia um apoio financeiro específico.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Em causa está a nobre missão da Associação Humanitária, uma instituição de socorro às populações e aos seus bens que se deseja cada vez mais forte e cada vez mais sentida por todos porque, de facto, está ao serviço de todos, dia e noite, todos os dias do ano.

 

PUB

Plano e Orçamento aprovados

A Assembleia-Geral analisou e aprovou por unanimidade o Plano e Orçamento para 2017, no montante global de 854 mil euros.

PUB

Segundo o Presidente da Direção, o trabalho no próximo ano continuará a ser marcada por uma atenção permanente às necessidades da Corporação, tratando de resolver as lacunas mais prementes, sem nunca descurar o equilíbrio financeiro.

Em termos concretos, Arlindo Bago referiu, entre outras, a aposta numa ligação de proximidade às populações, a preservação das atuais instalações do quartel, a valorização do património histórico da Associação, a aquisição de viaturas e de materiais de proteção individual, o apoio à formação e qualificação dos bombeiros e a manutenção da Equipa de Intervenção Permanente.

Num balanço operacional do ano de 2016, os sócios foram unânimes em aplaudir o trabalho altamente meritório da Corporação, sempre com uma postura digna de louvor, aliás reconhecida em várias situações e por diversas entidades.

A aposta na formação gratuita, o serviço às populações e a renovação do parque de viaturas foram outros aspetos positivos salientados.

PUB

A terminar, o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral enalteceu o trabalho por todos desenvolvido ao longo do ano e formulou votos de um magnífico 2017, cheio de sucessos pessoais e profissionais e também de realizações para a Associação Humanitária.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas