Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Câmara de Arcos de Valdevez baixa IMI a 1160 famílias com filhos

Executivo Municipal

O Município de Arcos de Valdevez vai apresentar uma proposta de redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para as famílias com filhos. Com esta medida, serão beneficiados 1160 agregados familiares.

A proposta da maioria social-democrata prevê a aplicação das taxas máximas de desconto fixadas pelo Orçamento do Estado, que são de 10% para as famílias com um filho, de 15% para os agregados familiares com dois filhos e de 20% para as famílias com três ou mais filhos. “Com isso, consegue-se introduzir uma discriminação positiva para as famílias que tenham filhos a cargo considerando os limites máximos previstos na lei”, explica Hélder Barros, vice-presidente da Câmara Municipal, acrescentando que esta medida “reforça a política de atração e de fixação da população no concelho.”

A proposta será apresentada pelo Executivo à Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez, órgão no qual o PSD detém a maioria dos lugares. Mas os grupos municipais da oposição também devem subscrever o IMI familiar. Recorde-se que a bancada do PS desafiou, no passado dia 19 de setembro, o Executivo PSD a “dar” descontos no IMI a famílias com filhos, com o objetivo de atenuar os efeitos causados pelas medidas de austeridade.

A autarquia arcuense, com base na informação disponibilizada pelo Fisco, já calculou quanto custa a medida, sendo (quase) certo que, a partir de 2016, a taxa do IMI vai passar a variar de acordo com a dimensão do agregado familiar, desde que este seja o proprietário do imóvel que serve de habitação permanente.

PUB

Também as famílias, tendo em linha de conta as diferentes variáveis (número de filhos a cargo, taxa atenuada do IMI a aplicar e valor patrimonial do imóvel), podem fazer uma estimativa do montante que passarão a poupar. Ou seja, uma família com um filho, tendo por base a taxa de 0,35% do IMI (em vigor), terá, uma vez aprovada a medida, um desconto do IMI de 0,035%, pelo que a taxa do imposto passará de 0,35% para 0,315 por cento. Deste modo, se a casa onde morar o agregado tiver um valor patrimonial de 120 mil euros, esta família em vez de 420 euros pagará 378 euros, o equivalente a uma poupança de 42 euros, resultado do desconto de 10% no IMI.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

No caso de uma família com quatro filhos, a taxa do IMI passará de 0,35% para 0,28% (o equivalente a uma “bonificação” de 20%), pelo que, se a habitação onde a família morar tiver um valor patrimonial de 200 mil euros, este agregado terá um desconto no IMI de 140 euros (paga 560 em vez de 700 euros),

PUB

Mas a adoção do IMI familiar deixa de fora as famílias que arrendam habitação, assim como a população menos favorecida, pois as famílias mais pobres, na maioria das vezes, não têm casa própria e, por isso, não pagam IMI, não sendo, portanto, abrangidas por estes descontos.

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas