Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

CÂMARA DE VIANA DESFAZ-SE DE “TESOURO NACIONAL”

a1

O Conselho de Ministros reunido esta semana, decidiu classificar como património nacional (“Tesouro Nacional”) seis pirogas retiradas do Rio Lima, sendo a primeira e melhor conservada e valiosa agora adquirida pela Câmara Municipal de Caminha à de Viana do Castelo, depois de ter sido descoberta em 1985. 

 

O Município vianense emitiu uma nota à comunicação social relacionada com a classificação destas canoas monóxilas, elogiando a decisão por estar em causa um “valioso património que é agora classificado”, mas do qual se desfaz em parte.

 

PUB

De lembrar que as seis pirogas monóxilas, encontradas no rio Lima, têm enorme valor histórico, artístico e científico,“para além de reconhecer o modo como o mar e os rios influenciam a identidade cultural nacional e local e o posicionamento estratégico de Viana do Castelo”, como reconhece em nota o município vianense.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

As pirogas monóxilas  são embarcações feitas a partir de um tronco de árvore, escavado para o efeito, e são conhecidas, na Europa, desde o período neolítico. No concelho de Viana do Castelo, mais propriamente, no leito do rio Lima, foram encontradas seis pirogas monóxilas que assumem grande importância para a comunidade científica, sobretudo ao nível da arqueologia subaquática, quer portuguesa, quer internacional.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas