Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Câmara Municipal de Melgaço e BICMINHO unem-se para apoiar empresários

No próximo dia 5 de Fevereiro vai ter lugar um seminário subordinado ao tema ‘Associativismo empresarial: uma ferramenta de crescimento’. Será às 18,00 horas no Salão Nobre da autarquia melgacense. 

A Câmara Municipal de Melgaço é defensora do tecido empresarial melgacense e pautou, desde sempre, a sua atuação mostrando disponibilidade em colaborar com todas as iniciativas que o possam reforçar e fortalecer. Em 2015 foram desenvolvidos contatos junto da autarquia por parte de empresários que defendiam a criação de uma Associação Empresarial do concelho. A autarquia desde logo acolheu e abraçou este projeto. A 14 de outubro foi realizada uma reunião, durante a qual o Presidente da Câmara, Manoel Batista, declarou total disponibilidade para apoiar a criação deste fórum capaz de reforçar a ação individual de cada empresário.

Esta semana, decorreu mais uma reunião de trabalho com vista à concretização do desejo de muitos empresários locais: a criação da Associação Empresarial de Melgaço. A Câmara Municipal apoia esta intenção e está disposta a ajudar na concretização deste objetivo, entendendo que o associativismo empresarial é uma ferramenta de crescimento e de desenvolvimento. Manoel Batista entende ser este o caminho de futuro que permitirá dar dimensão a projetos ambiciosos e capazes de solidificar o tecido económico de Melgaço.

A autarquia, e sempre com o propósito de ajudar o tecido empresarial, organiza já no próximo dia 5 de fevereiro, às 18h00, no Salão Nobre, um seminário dedicado ao tema “Associativismo Empresarial: Uma ferramenta de Crescimento” em parceria com o BICMINHO, entidade com a qual será nesse mesmo dia assinado um protocolo de colaboração.

PUB

O BICMINHO – CENTRO EUROPEU DE EMPRESAS E INOVAÇÃO é uma instituição sem fins lucrativos, certificada pela União Europeia com o EU-BIC para a promoção do Empreendedorismo e da Inovação, através do apoio à criação de novas empresas e à modernização e internacionalização das PME.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Com 15 anos de atividade, o BICMINHO atua ao serviço do interesse público da região e do país, tendo já apoiado a criação de mais de 229 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 92%, responsáveis pela criação de mais de 3.000 novos empregos e de um volume de negócios global estimado em 2015 superior a 35 milhões de euros. Na área da Inovação Empresarial e Internacionalização o BICMINHO apoiou mais de 600 PME, que empregam mais de 8.650 trabalhadores em termos globais representam mais de 650 milhões de euros de volume de negócios, das quais 170 foram apoiadas ao nível da internacionalização.

O conceito EU-BIC (European Union Business and Innovation Centre) é um caso de sucesso com mais de 30 anos da intervenção da União Europeia. Criados em meados da década de 80 pela DG REGIO (então DG XVI), os EU-BIC são um exemplo clássico de como as atividades financiadas pela União Europeia podem e devem ter um impacto concreto no crescimento económico e no aumento da competitividade europeia. Em termos globais, os mais de 150 EU-BIC criaram milhares de novos negócios e dezenas de milhares de novos empregos qualificados e sustentáveis.

PUB

A rede dos mais de 150 EU-BIC apoiaram em 2013 em termos globais 12.300 empreendedores que deram origem à criação de 3.000 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 90%, e ajudaram a captar cerca de 284 milhões de euros em investimento, incluindo financiamento público, bancário e de risco. Geraram cerca de 13.000 novos empregos em start-ups e PME, com um investimento público muito eficiente de cerca de 8.800 euros por cada emprego criado.

 

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas