Câmara Municipal de Viana do Castelo investe 400 mil euros em três meses de época balnear

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de arranque da época balnear no concelho vianense, que decorre de 15 de junho a 15 de setembro, representando um investimento de quase 400 mil euros para garantir a segurança e todas as condições nas praias do concelho e contando com 31 nadadores-salvadores.

Na cerimónia, marcou também presença a Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, e o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Rui Serrano da Paz.

Luís Nobre afirmou que “o cuidado que temos com a nossa frente atlântica e com a segurança das nossas praias é uma prioridade que é reconhecida”, agradecendo o empenho de todos os nadadores-salvadores nos 93 dias de trabalho que começam este sábado.

Fabíola Oliveira agradeceu “a disponibilidade e responsabilidade” dos nadadores-salvadores, considerando que os praticantes de desportos náuticos são um dos maiores focos prioritários, já que Viana do Castelo é cada vez mais reconhecida pelas condições de excelência para os desportos de mar e rio.

PUB

Serrano da Paz pediu aos profissionais para que “estejam atentos”, colocando o foco no objetivo de zero mortes durante a época balnear que agora inicia.

A fatia maior vai para a aquisição de serviços de vigilância, assistência balnear, patrulhamento e coordenação de nadadores salvadores para a época balnear, no valor global de 290.000 euros, com vista a “garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A este valor acresce o aluguer de estruturas modulares, sanitários e módulos amplos, para apoio à época balnear no valor de 69.940 euros.

Foi ainda aprovada pelo executivo a proposta de volaboração entre o Município de Viana do Castelo e as Juntas de Freguesias, no valor de 37.500 euros, para a Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental dos espaços naturais envolvendo os territórios de Praias Fluviais e Espaços de Recreio e Lazer. De acordo com a proposta, a Câmara Municipal tem vindo, ao longo dos anos, “a desenvolver ações de conservação, salvaguarda, reabilitação, requalificação, valorização ambiental e subsequente manutenção nos territórios com zonas ribeirinhas fluviais no concelho de Viana do Castelo através de investimentos na sua preservação, ordenamento das zonas destinadas a estacionamento, qualificação e conservação dos apoios de praia e criação e manutenção de melhores acessibilidades às ditas zonas balneares”.

PUB

Esta proposta irá, assim, beneficiar Alvarães – Azenha da Almerinda; Amonde – Pincho; Darque – São Lourenço; Lanheses – Parque Verde; Santa Marta de Portuzelo – Parque de Merendas da Preguiça; União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão – Candeias; União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã – Torrenta; União de Freguesias de Cardielos e Serreleis – Parque de Merendas de Cardielos e Barco do Porto, Serreleis; União de Freguesia de Mazarefes e Vila Fria – Praia Fluvial de S. Simão; União de Freguesias de Viana do Castelo e Meadela – Argaçosa; e Vila Franca – Barco do Porto.

De referir que, para a época balnear de 2024, Viana do Castelo apresenta 11 praias galardoadas com Bandeira Azul, mais uma que no ano anterior. Assim, no concelho vianense, as praias galardoadas com bandeira azul são: Ínsua, Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Luziamar, Amorosa Norte, Amorosa Sul e Castelo do Neiva. A novidade é o galardão atribuído à praia de Amorosa Sul, uma aposta do Município, que decidiu candidatar mais esta praia, dando continuidade ao objetivo de aumentar progressivamente a qualidade e distinção das diversas praias deste concelho.

Viana do Castelo conta ainda com 10 praias consideradas como “Qualidade Ouro” pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, numa garantia de qualidade de excelência para a época balnear presente ano. Assim, foram galardoadas com a bandeira de ouro as praias de Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Luziamar, Amorosa norte, Amorosa sul e Castelo do Neiva.

PUB

A este investimento acresce o valor protocolado com os Serviços Municipais, a ser apurado no final da época balnear, para limpeza e valorização ambiental das praias balneares, passadiços e ecovia litoral do Município de Viana do Castelo (no ano de 2023 foi de 235.000 euros), que inclui: limpeza diária (mecânica/manual) da “margem” das praias balneares e da Ecovia Litoral, recolhendo ainda os resíduos do interior dos caixotes ou contentores destinados a pequenos resíduos indiferenciados e recicláveis, ali gerados, encaminhando os adequadamente; efetuar a limpeza dos balneários e sanitários durante a época balnear; recolher as algas nas praias e, sempre que possível, promover a sua reutilização para fins agrícolas; garantir a manutenção dos passadiços existentes ao longo da linha de costa e da Ecovia Litoral e mobiliário associado.

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

press@maniadigital.pt

  Partilhar

PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas