Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Caminha acolhe prova do Concurso Nacional de Leitura

Alunos no concurso

24 escolas do distrito de Viana do Castelo, 103 alunos do 3º ciclo e secundário foram os protagonistas, no passado dia 27 de Abril, da prova do Concurso Nacional de Leitura que ocorreu em Caminha, com organização da Biblioteca Municipal.

Fotos: Pedro Torre (Photo Video)

PUB

Muito entusiasmo, mas também uma aprendizagem. Todos tentaram da melhor forma controlar o inevitável nervosismo miudinho nas provas que iniciaram logo pela manhã e terminando no Teatro Valadares para encontrar dois finalistas.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A representar o concelho de Caminha estiveram 12 alunos das escolas Ancorensis Cooperativa de Ensino e Escola Básica e Secundária Sidónio Pais.

Obviamente que este não era um trabalho de um dia, pois os alunos tiveram de dedicar algum tempo à leitura, atenta, para captar a informação, a escrita e a história que surgia em cada livro que lhes foi dado a lerem.

PUB

Nesta prova distrital os livros escolhidos foram: aos alunos do 3º Ciclo do Ensino básico o «Alienista» de Machado de Assis e, ainda, «O Gato de Uppsala» de Cristina Carvalho; e no Ensino Secundário coube «O Pintor Debaixo do Lava-Loiças» de Afonso Cruz e «O Senhor Ibrahim e as Flores do Alcorão» de Eric-Emmanuel Schmitt.

PUB

 O Concurso Nacional de leitura decorreu nestas provas distritais seguindo determinados parâmetros, ou seja: 3 fases distintas. Durante a 1ª. fase, os concorrentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário candidataram-se através das respectivas escolas. No início do 2º. trimestre, cada escola designa os três alunos vencedores. Tudo até ao dia 27 em que foram encontrados os finalistas, após a prova escrita e oral.

De referir, ainda, que estas provas obedeceram a um formato o mais possível semelhante ao da Prova Nacional, ou seja, detêm uma forte componente de espectáculo, que integrou duas apresentadoras, prestações em palco por parte dos jovens concorrentes, um momento artístico que foi promovido por alunos da Academia de Música Fernandes Fão.

PUB

Este concurso é a principal iniciativa do Plano Nacional de Leitura em que a Direcção – Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) participa na qualidade de entidade coordenadora das Provas Distritais, realizadas por Bibliotecas Públicas Municipais.

Na avaliação, em Caminha, esteve um júri composto por: Rui Fernandes, vereador do pelouro da Educação do município caminhense; Marco Leitão, um antigo estudante da Escola de Caminha e agora um conceituado jornalista na BBC e ainda Teresa Calçada, uma mulher com um currículo vastíssimo no campo da leitura e sua promoção.

Provas concluídas, foi tempo de conhecer os finalistas do distrito de Viana do Castelo para o Concurso Nacional de Leitura , sendo elas: no 3º Ciclo do Ensino Básico  a vencedora foi Sara Raquel  Araújo Arezes (Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca) e no Ensino secundário Maria Cristina Reis Azevedo (Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca).

Esta fase em Caminha esteve sempre recheada de imensa emoção, competividade e saudável, de modo que Miguel Alves, presidente do município caminhense, terminou com uma vénia aos alunos e professores presentes.

Saiba mais ao clicar no link:

 http://www.minhodigital.com/node/3040/edit?destination=admin/content

 

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas