Caminhada contra as Minas de Lítio na Serra D’ Arga

Cartaz

No próximo dia 5 de Setembro, sábado, às 15:00 horas, está marcada uma concentração pela defesa da Serra D’ Arga e de Luta Contra a Exploração de Minas de Lítio que, a confirmar-se, vai destruir irremediavelmente todo um património natural.

A partir daí, tem início uma caminhada pela serra, com chegada prevista à freguesia de Dem pelas 17:00 horas. Aqui, no Centro Cultural, com entrada livre, poderá assistir-se a 4 intervenções sobre o tema que motiva este ‘Grito de Protesto’!

«Tragam as vossas famílias e amigos, todos aqueles que acreditam que vale a pena lutar pelo futuro de todos nós, pela memória dos nossos antepassados que calcorrearam aquelas serras, em defesa de um Património paisagístico e natural que não tem preço e que merece ser preservado e leado às gerações vindouras» – como confessou ao MD um dos elementos da organização.

INFORMAÇÃO DE AGENDA DA COMISSÃO ORGANIZADORA   

PUB

 

Onde: Caminha, do Mosteiro de Arga São João até ao Centro Cultural de Dem (8 Kms)

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Quando: Sábado, 5 setembro 2020, concentração às 15h00; debate às 17h00

Porquê: é preciso travar o avanço das concessões de prospecção e extração de minérios, atividade a céu aberto com um impacto devastador na paisagem e irreversível no ambiente, na biodiversidade, nas populações locais e na qualidade do ar e das águas.

PUB

 

Por iniciativa de um grupo de  vizinhos da Serra d’Arga realiza-se uma caminhada na serra, no próximo sábado, a partir do Mosteiro, em sinal de protesto contra as minas e a mineração nesse território. Faremos um percurso descendente de cerca de 8km com saída desde o Mosteiro de Arga de São João, acompanhando a ribeira que aí nasce até o lugar de Santa Aginha, atravessando Arga de São João até à Igreja do lugar de Felgueiras, onde teremos uma vista panorâmica sobre a área do concurso de prospecção de Arga de São João – Dem.

Em seguida, descendo pelos caminhos florestais, chegaremos ao Centro Cultural de Dem, onde serão servidos refrescos e onde, com todas as regras de proteção e distanciamento físico requeridas pela pandemia, vamos realizar um convívio-debate.  

PUB

A Serra d’Arga abrange uma área de 10 mil hectares, nos concelhos de Caminha, Vila Nova da Cerveira, Paredes de Coura, Viana do Castelo e Ponte de Lima, dos quais 4.280 estão classificados como Sítio de Importância Comunitária. 

 

Dem trata-se de uma freguesia claramente oposta às minas, que já albergou iniciativas contra a mega-mineração e ameaça exctractivista.

Porque falamos em ameaça extractivista? Pois não consiste somente num projecto concreto de uma ou várias minas para extrair um minério em específico, tendo a propaganda do Estado levado a fazer entender que o Lítio seria vital para a sociedade. Esta ideologia, o exctractivismo, não se resume às minas e crateras que são produzidas por maquinaria pesada e explosões, nem ao lítio e as suas viaturas e dispositivos eléctricos, mas concentra-se na convicção de que, para criar mais valia para uma sociedade ou um determinado grupo de pessoas – uma economia – é imperativo extrair os elementos que compõe o seu próprio meio-ambiente.

PUB

Urge sim, o repovoamento das zonas rurais e a criação de actividade agroflorestal e agrícola sustentável e em comunhão com a Natureza.

Urge o fim do êxodo que nos foi imposto, para que não venham mais reclamar as nossas origens como sua propriedade, e tudo destruírem, definitivamente, para não mais voltarmos.

Urge resistir a estas ameaças, defender o que é nosso e da natureza, para jamais ser-nos arrebatado. 

Um futuro sustentável é possível, sem a mineração e industrialização de lítio – tanto aqui, como no Barroso, em Pontevedra como na  Argemela.
Não às Minas, nem aqui, nem em lado nenhum. Sim à vida!

Todos os grupos contra a mineração e contra a AdAM estão convidados e são bem-vindos à iniciativa, para debater e dar a conhecer as suas próprias iniciativas nesta luta.  
Que seja bem vind@ quem por bem vier – para o que der e o que vier, contra as minas e pela vida!  

 

https://www.facebook.com/groups/700848426998968/ 

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
[taxopress_termsdisplay id="1"]
PUB

Junte-se a nós todas as semanas