Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Candidata da IL à Assembleia de Freguesia de Areosa participa conflito de interesses ao Ministério Público

A candidata da Iniciativa Liberal à Assembleia de Freguesia de Areosa, Ivone Marques, acaba de participar ao Ministério Público uma situação de conflito de interesses envolvendo o atual autarca e candidato do Partido Socialista, Rui Mesquita, solicitando uma investigação apurada do caso.

 

Depois de várias diligências efetuadas desde inícios de agosto para ter acesso às contas da Junta de Freguesia de Areosa desde 2017, que na altura não se encontravam publicadas tal como a lei determina, a candidatura da IL apercebeu-se de uma alegada grave situação de conflito de interesses. Em causa está o facto da Junta de Freguesia ser supostamente devedora a duas empresas, ambas com a mesma sede e ambas propriedade do presidente da Junta de Freguesia de Areosa, Rui Mesquita. Um dos compromissos da Junta para com uma das empresas do autarca era de cerca de 30 mil euros.

 

PUB

Para além desta suspeita de grave irregularidade, não foi – diz o IL – publicado qualquer contrato de adjudicação de nenhuma das obras. Aliás, no que se refere à publicação de obras na plataforma de contratações públicas, apenas figura uma obra da Junta de Freguesia de Areosa datada de 2014.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Recorde-se que a Junta de Freguesia de Areosa terminou o ano de 2020 com mais de 600 mil euros de dívidas. Para o próximo dia 23 (a três dias das Eleições Autárquicas) foi agendada uma Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia. Da ordem de trabalhos consta a “1ª Alteração Modificativa ao Orçamento da Receita e Despesa de 2021”. A própria data de convocação desta Assembleia de Freguesia levanta, aliás, sérias dúvidas uma vez que foi assinada no dia 14 de setembro, o primeiro dia da campanha eleitoral para as eleições do próximo domingo.

 

PUB

De acordo com Ivone Marques, “a participação ao Ministério Público foi entregue de uma forma totalmente documentada” e acrescenta que “perante a gravidade do conflito de interesses detetado e também a proximidade de uma Assembleia de Freguesia à data de realização da Eleições Autárquicas, é necessária uma atuação célere das autoridades nesta matéria”.


Refira-se que a Iniciativa Liberal não tem assento atualmente na Assembleia de Freguesia de Areosa e que a sua intervenção seria sempre relegada para um período reservado ao público que, segundo o regimento em vigor, se resumiria a uns meros 3 minutos sem possibilidade de qualquer votação.

 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas