Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Carnaval de Arcos de Valdevez inova com “baile veneziano”

O Carnaval de Arcos de Valdevez vai aliar, este ano, a tradição do grande corso à novidade do desfile de mascarados, ao estilo de Veneza, no Paço de Giela. Mas o programa de festejos inclui outras realizações.

O cartaz abre, no dia 24 de fevereiro, com o Carnaval da Pequenada, que é protagonizado pelos meninos dos vários jardins de infância concelhios. O desfile, pelas ruas da vila de Arcos de Valdevez, arranca por volta das 10.00, com a graça que só as crianças sabem transmitir.
A pensar no Carnaval em família, realiza-se, no dia 25 de fevereiro, um workshop à volta das máscaras venezianas, que promete juntar, no Paço de Giela, pais e filhos. Esta atividade serve de aperitivo para o “baile veneziano” que se realiza depois, à noite (21.00), no emblemático espaço.
No dia 26 de fevereiro (14.30), o Pimba no Carnaval é o rei da festa no Campo do Trasladário, que também recebe, no dia seguinte (22.00), o tradicional baile de máscaras.
O programa carnavalesco encerra, no dia 28 de fevereiro, com o grande corso (15.30), que promete encher a vila de cor, alegria e animação. Mesmo sem a genuinidade de outras manifestações ancestrais (caso do enterro do Pai Velho, em Lindoso), o desfile de foliões (fantasiados ou não) e a numerosa assistência que estreita a avenida, com epicentro no Campo do Trasladário, fazem do Carnaval arcuense um dos mais concorridos da região.
Como já é costume (desde 2003), o multifacetado Zé Mokuna, com a ajuda do filho Nuno, é o artífice dos quadros alegóricos, típicos do grande corso. Nesta que é a 15.ª recriação do artista, os carros multitemáticos dizem respeito, por exemplo, ao “Recontro de Valdevez, ao ambiente, à pirataria, ao mundo dos palhaços, ao Snoopy e aos jogos eletrónicos Pokémon”, adianta Mokuna, de 71 anos, que exorta o público infantil a vestir-se em consonância com os temas apresentados. À parte os carros alegóricos, estão prometidas muitas sátiras originais para divertir a plateia que – entre a Rotunda da Família (Rotunda dos Bombeiros) e a Rotunda da “Ponte Nova” – vai estar com os olhos postos no rei (ou reis), à data desta quinta-feira, 2 de fevereiro, ainda por contratar.
A organização está empenhada em bater recordes na edição de 2017. “Queremos ter o corso de Carnaval com mais figurantes, ou seja, pretendemos superar os 2005 (figurantes)”, conforme sublinhou o vereador Olegário Gonçalves, no passado dia 15 de janeiro, em Vilarinho das Quartas (Soajo), no discurso que dirigiu aos presentes na sede de uma coletividade local. Para atingir este desiderato, foram promovidos, desde 18 de janeiro, vários encontros com as associações concelhias, que foram estimuladas a engrossar o desfile.
A realização do Carnaval de Arcos de Valdevez emparceira a Folia e o Município.

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas