Casa dos Rapazes de Viana do Castelo dinamiza concurso para jovens do Alto Minho no projeto Cultura para Todos

Viana do Castelo Câmara Municipal

“Viana Bombos, música tradicional do Alto Minho – Concurso de Fotografia, Short Vídeo e Expressão Escrita” é o tema do concurso para jovens talentos, que a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo dinamiza, entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, no contexto do projeto “Cultura para Todos” da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).

A iniciativa desafia os jovens dos 10 concelhos do Alto Minho, com idades entre os 14 e os 20 anos, a inspirarem-se em projetos de música tradicional da região e a apresentarem obras originais e inéditas, através da fotografia, de um short vídeo ou da expressão escrita.

A Casa dos Rapazes procura que os jovens tomem conhecimento/contacto com projetos de música tradicional do Alto Minho, como, por exemplo, o “Viana Bombos” ou outros coletivos disseminados pelo território, e que assistam a um ensaio ou a uma exibição dos mesmos, de forma a poderem apresentar, em uma ou mais categorias do concurso, a sua visão da tradição musical do território.

Cada participante pode apresentar até três trabalhos, em suporte físico ou digital, que deverão ser remetidos à Casa dos Rapazes até ao dia 2 de janeiro de 2023. Os vencedores em cada categoria serão escolhidos por um júri constituído por elementos e instituições do Alto Minho.

Todos os produtos de criação artística dos jovens talentos serão dados a conhecer à comunidade em geral através de uma exposição pública, de forma a promover o contacto e a comunicação entre ambos e a sensibilizar para as questões da integração social e da acessibilidade.

Para informações detalhadas deverá ser consultado o regulamento do concurso disponível no site da Casa dos Rapazes em: https://www.casarapazesviana.pt/.

O projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, no qual se insere esta atividade, é cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, e tem como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Viana